O Estado de S. Paulo

Máquinas quânticas

Física abre espaço para a nova era da computação

-

Aos 47 anos, o empreended­or William Hurley, conhecido como “whurley” entre desenvolve­dores, acredita que a computação quântica vai revolucion­ar da engenharia espacial às pesquisas de novos fármacos. Contudo, segundo ele, a tecnologia pode ficar pronta antes que haja desenvolve­dores preparados para programá-la. Leia a seguir trechos da entrevista de “whurley” ao Estado:

Quando os computador­es quânticos chegarão ao mercado?

Essas máquinas estarão disponívei­s comercialm­ente entre três e cinco anos. Mas elas terão aplicações específica­s. Um computador quântico de uso geral, que fique sempre em operação e possa calcular qualquer coisa, só deve ficar pronto em 20 ou 30 anos. Estamos começando a ver anúncios de empresas com cada vez mais frequência e, quase que do dia para a noite, chegaremos a um ponto de inflexão.

As pessoas comuns terão computador­es quânticos?

Como os computador­es quânticos precisam ficar em temperatur­as muito baixas, não devemos ter um iPhone Qu. Mas as pessoas se beneficiar­ão da tecnologia quando o Google usar essas máquinas para processar as buscas ou quando a indústria a utilizar para criar uma nova droga.

Quão crítica é a computação quântica para avanços em outras tecnologia­s emergentes, como inteligênc­ia artificial?

Eu não acredito que poderemos ter a inteligênc­ia artificial real sem a computação quântica. Hoje, há muito aprendizad­o de máquina, mas os sistemas não “pensam” realmente no que estão fazendo. A computação quântica vai permitir que a inteligênc­ia artificial funcione de forma mais parecida com o nosso cérebro.

Os desenvolve­dores estão preparados?

Quando a computação clássica nasceu, era preciso ser engenheiro elétrico para programar uma máquina. Hoje, você precisa ser um físico para programar uma máquina quântica. Quero mudar isso, ao criar ferramenta­s para que mais pessoas possam criar programas para elas.

 ?? WILLIAM HURLEY / ARQUIVO PESSOAL ?? Formar pessoas é ‘gargalo’ da tecnologia Desafio.
WILLIAM HURLEY / ARQUIVO PESSOAL Formar pessoas é ‘gargalo’ da tecnologia Desafio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil