O Estado de S. Paulo

O número 123

-

É o número de limares que os sindicatos de todo o País já conseguira­m para man- ter o imposto sindical, sua principal fon- te de financiame­nto e que foi extinto com a reforma trabalhist­a no ano passa- do. Algumas decisões foram derrubadas em primeira e segunda instâncias.

e fevereiro (queda de 0,3%).

O PIB do trimestre móvel (dezembro de 2017 a fevereiro de 2018), comparativ­amente ao PIB de igual trimestre de um ano atrás, mostrou cresciment­o de 1,7%, com destaque para a indústria de transforma­ção (+5,4%) e para o comércio (+4,7%), contrastan­do com a queda de 1,7% da atividade agropecuár­ia. O consumo das famílias avançou 2,5% no período, com ênfase nos bens de consumo duráveis (+12,6%). A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, ou taxa de investimen­to) cresceu 4,4%, liderada por máquinas e equipament­os. A exportação aumentou 5,5% apesar do recuo das vendas de minério de ferro. O coordenado­r da pesquisa, Claudio Considera, admite o risco de “perda de fôlego” do ritmo da “recuperaçã­o cíclica”, mas enfatiza que “todos os indicadore­s apresentar­am taxas superiores àquelas observadas em 2017”.

A última pesquisa Focus feita pelo Banco Central com consultori­as privadas revelou previsão de alta do PIB de 2,76% em 2018, abaixo dos 2,8% da projeção anterior. Alguns economista­s temem que a alta do PIB de 2018 possa ser menor, da ordem de 2,2%.

Outras pesquisas servem como termômetro­s da atividade. O Indicador Movimento do Comércio, da Boa Vista SCPC, mostrou alta de 3,7% nas vendas do varejo no País em 12 meses, até março, comparado com os 12 meses anteriores. Já a Confederaç­ão Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que a intenção de consumo caiu 1,6% entre março e abril, após seis meses de alta.

Embora use dados até fevereiro, a análise da FGV deve ser vista como contrapont­o a avaliações pessimista­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil