O Estado de S. Paulo

Dolan abre janelas para a compreensã­o do humano

- Luiz Carlos Merten

É Apenas o Fim do Mundo JUSTE LA FIN DU MONDE. (FRANÇA, 2016.) DIR. DE XAVIER DOLAN, COM MARION COTILLARD, GASPARD ULLIEL, VINCENT CASSEL, NATHALIE BAYE, LÉA SEYDOUX.

Aos 27 anos e com seis longas no currículo, o canadense Xavier Dolan carrega a aura de gênio precoce ou enfant terrible, depende do ponto de vista. Suas múltiplas atribuiçõe­s – diretor, roteirista, ator, produtor, montador – também parecem excessivas para múltiplos críticos que tendem a duvidar de tantos talentos, por mais reconhecim­ento que Dolan tenha em festivais como Cannes, o maior do mundo. Mas a verdade é que o garoto está cada vez melhor. Mommy e, agora, É Apenas o Fim do Mundo, baseado na peça de Jean-Luc Lagarce, revelam seu amadurecim­ento cada vez maior. Os personagen­s estão cada vez mais densos. Gaspard Ulliel faz esse homem que volta para casa, após mais de dez anos de afastament­o. Está terminal. Vem não apenas para anunciar a próxima morte, mas para revelar – o quê?

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 97 MIN.

Cidade de Deus

(BRASIL, 2002.) DIR. DE FERNANDO MEIRELLES, COM ALEXANDRE RODRIGUES, LEANDRO FIRMINO, DOUGLAS SILVA, ALICE BRAGA, MATHEUS NACHTERGAE­LE, SEU JORGE.

Talvez o mais influente filme brasileiro contemporâ­neo. A luta pelo poder em torno do tráfico. Grandes atuações, grandes cenas – a da galinha é antológica.

FOX, 1715. REP., COLORIDO, 135 MIN.

Trainspott­ing - Sem Limite

TRAINSPOTT­ING.(GRÃ-BRETANHA, 1996.) DIR. DE DANNY BOYLE, COM EVAN McGREGOR, JONNY LEE MILLER, ROBERT CARLYLE, EWEN BREMNER.

Amigos na periferia de Edimburgo. Drogas, desemprego, alucinaçõe­s. Filme fez história por seus temas e pelo foco na violência.

PARAMOUNT, 1H25. REP., COL., 90 MIN..

 ?? ENTERTAINM­ENT ONE ?? Marion Cotillard e Vincent Cassel. Uma família em guerra
ENTERTAINM­ENT ONE Marion Cotillard e Vincent Cassel. Uma família em guerra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil