O Estado de S. Paulo

Banderas é Pablo Picasso em ‘Genius’

Segunda temporada começa neste domingo, no National Geographic

- Mariane Morisawa

Depois de focar na genialidad­e científica em sua primeira temporada, com Albert Einstein, a série Genius agora aposta na genialidad­e artística, com o espanhol Pablo Picasso. A segunda temporada, estrelada por Antonio Banderas, começa no domingo (22), às 21h45, no National Geographic, com dez episódios de uma hora cada. Para o ator espanhol, interpreta­r o célebre pintor e escultor foi mais do que uma honra, já que ambos nasceram na mesma cidade, Málaga. “Ele sempre foi uma figura importante na minha vida. Quando ia para a escola, passava em frente à casa onde nasceu”, contou em entrevista à imprensa, em Pasadena, na Califórnia. “E estou falando de uma época na Espanha em que não tínhamos muitos heróis internacio­nais. Picasso ultrapasso­u essa barreira num tempo em que estávamos isolados pela ditadura de Francisco Franco.”

Banderas sempre quis viver o artista, mas chegou a recusar algumas vezes o papel no passado. “Achei que não era a hora certa”, explicou. “Mas agora senti que era. É uma tremenda responsabi­lidade, porque sei que, se não fizer direito, não posso mais ir para minha cidade natal”, disse.

Apesar da proximidad­e, algumas coisas surpreende­ram o ator na pesquisa. “Não havia separação entre o artista e o homem”, contou. “Ele não deixava de ser pintor quando ia para casa.” Banderas interpreta Picasso na idade madura, mostrando sua relutância inicial em aceitar a encomenda que acabou resultando em sua obra mais célebre, Guernica, e suas dificuldad­es com suas várias mulheres. O americano Alex Rich faz o pintor na juventude, quando ele tenta estabelece­r seu próprio caminho criativo, mas acaba ganhando dinheiro imitando o estilo de outros artistas em Paris. “Para chegar ao cubismo, ele precisou mudar totalmente sua maneira de olhar o mundo”, explicou Rich. A série pula no tempo, abrangendo desde o nascimento do pintor até sua velhice.

Ser lançado no meio do movimento #MeToo e Time’s Up fez com que os produtores fossem questionad­os, por exemplo, pelo fato de as duas temporadas destacarem gênios do sexo masculino, deixando as personagen­s femininas em segundo plano. “Nós nos esforçamos para mostrar essas mulheres cercando esses ícones”, disse o showrunner Ken Biller. “Em Einstein, por exemplo, Samantha Colley (que desta vez é a fotógrafa Dora Maar, uma das amantes e musas de Picasso) interpreto­u Mileva Maric, uma cientista que foi esquecida pela história. Se a história a tivesse tratado de maneira diferente, talvez hoje estivéssem­os fazendo uma série sobre ela.”

Além de Dora Maar, Genius mostra também o relacionam­ento de Picasso com Marie-Thérèse Walter (Poppy Delevingne) e Françoise Gilot (Clémence Poésy), que acontecera­m concomitan­temente. “No atual clima político, foi interessan­te explorarmo­s como este homem, de muitas formas, devorou as mulheres com quem interagiu”, disse a produtora Francie Calfo. Para Biller, o objetivo não era santificar Pablo Picasso. “Queríamos explorar alguém muito complexo e as pessoas à sua volta. Não estamos fingindo que tudo o que ele disse ou fez era admirável. Ele fez coisas extraordin­árias e outras terríveis.”

 ?? NATIONAL GEOGRAPHIC/DUSAN MARTINCEK ?? Idade madura. Ator vive Picasso em sua fase consagrada
NATIONAL GEOGRAPHIC/DUSAN MARTINCEK Idade madura. Ator vive Picasso em sua fase consagrada
 ?? DUSAN MARTINCEK/NATIONAL GEOGRAPHIC ?? Banderas. Ator chegou a recusar o papel no passado: ‘Não era a hora’
DUSAN MARTINCEK/NATIONAL GEOGRAPHIC Banderas. Ator chegou a recusar o papel no passado: ‘Não era a hora’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil