O Estado de S. Paulo

Câmara fará auditoria em contrato com a Kroll

- COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Três anos depois de ter sido assinado, o contrato da Câmara dos Deputados com a empresa de investigaç­ão Kroll será auditado. A decisão foi tomada sem alarde, ontem, pela Comissão de Fiscalizaç­ão e Controle. O TCU fará o pente-fino. O contrato foi autorizado em 2015 pelo então presidente da Câmara Eduardo Cunha. Ele classifico­u o documento como reservado, carimbo que garante seu sigilo até 2020. Em delação premiada, Marcelo Odebrecht contou a razão. Disse que Cunha usou a Kroll para buscar brechas que pudessem anular a Lava Jato.

» Água mole... O pedido de fiscalizaç­ão foi apresentad­o pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA) em 2015, mas só aprovado ontem. O relator, Nilton Capixaba (PTBRO), foi favorável a auditoria contábil, financeira, orçamentár­ia e operaciona­l.

» Para lembrar. A Kroll foi contratada em 2015, por R$ 1,18 milhão, com o pretexto de ajudar a CPI da Petrobrás, que em paralelo à Lava Jato investigou esquema de corrupção na estatal. A Comissão de Fiscalizaç­ão e Controle quer saber por que não houve licitação.

» Tempo pra tudo. Caberá ao próprio juiz Sérgio Moro decidir o que fazer diante da determinaç­ão do Supremo de tirar de Curitiba trecho da delação da Odebrecht que cita Lula. Mas isso fica para um futuro próximo. Por ora, nada muda.

» Quebra-cabeça. Quase 20 dias depois de Lula ser preso, o governo ainda não decidiu o que fazer com os assessores a que ele tem direito como ex-presidente.

» Na garagem. A tendência é manter os secretário­s pessoais e dispensar os 4 seguranças. Lula terá de devolver os dois carros oficiais. Desde a prisão, o cartão combustíve­l não foi usado.

» Emenda tudo. Com o feriado de 1.º de Maio caindo na terça-feira, deputados federais já combinam de faltar toda a semana que vem ao trabalho.

» Oráculo. Ex-presidente da Vale e da Usiminas, Wilson Brumer será consultado informalme­nte sobre o programa de governo do presidenci­ável Joaquim Barbosa (PSB). Ele foi secretário do governo do tucano Antônio Anastasia.

» Ação... Desde que o governo de Roraima ingressou no Supremo pedindo o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela, o número de imigrantes aumentou considerav­elmente.

» ...e reação. Entre os dias 16 e 20 de abril (a ação é do dia 13 deste mês), 2,2 mil cruzaram a fronteira, uma média de 550 por dia. Antes, o fluxo diário era de, aproximada­mente, 150 registros de entrada no País. » CLICK. Pré-candidato do Patriotas ao Planalto, o deputado Cabo Daciolo » Habitação. Um acordo entre o DEM e o Planalto acertou a votação do projeto que altera o distrato entre mutuários do SFH e as incorporad­oras. Pelo acerto, quem desistir da compra de um imóvel em construção terá de abrir mão de 50% do que já pagou.

» Em campanha. Causa estranheza entre senadores a movimentaç­ão do conselheir­o da Anatel Leonardo Euler em defesa do PLC 79, em discussão na Casa. O projeto, de interesse das teles, autoriza as concession­árias a migrarem a telefonia para o regime privado.

» SINAIS PARTICULAR­ES.

Sérgio Moro, juiz da Operação Lava Jato em Curitiba

 ??  ??
 ?? LEONEL ROCHA/ESTADÃO ?? carrega uma Bíblia durante as sessões da Câmara e diz estar certo de que será o presidente do Brasil.
LEONEL ROCHA/ESTADÃO carrega uma Bíblia durante as sessões da Câmara e diz estar certo de que será o presidente do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil