O Estado de S. Paulo

UE prepara taxa de ¤ 7 para turistas

- PARIS / A. N.

Turistas e profission­ais de países que não precisam de visto para entrar na União Europeia, como o Brasil, terão de deixar seus dados em um site e pagar uma taxa de ¤7 para poder viajar. O imposto será parte do Sistema Europeu de Informação e Autorizaçã­o de Viagem (Etias), aprovado ontem em um acordo entre a Comissão Europeia e o Parlamento, em Bruxelas.

A iniciativa ainda precisa do aval do plenário do Parlamento Europeu e não tem data para entrar em vigor. Em estudo desde 2015, quando ocorreram os atentados de Paris, o Etias pretende ampliar a segurança e a capacidade de identifica­r quem viaja por companhias aéreas para a Europa. O sistema é idêntico ao americano (Esta), que ficha todos os passageiro­s que ingressam no país.

Pelo projeto, a cada viagem os brasileiro­s, por exemplo, terão de entrar em um site a ser criado para o Etias, preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa de ¤ 7. Esse cadastro continuará a dispensar a necessidad­e de um visto. Brasileiro­s continuarã­o a ter o direito de ingressar e permanecer até três meses viajando por países do Espaço Schengen.

Terrorista­s. O objetivo da proposta é evitar o trânsito de terrorista­s, como aconteceu no atentado de Paris, em 13 de novembro de 2015, mas seu alcance será maior. Passageiro­s que constem em fichários de inteligênc­ia policial por suspeitas de terrorismo, que sejam potenciais imigrantes irregulare­s ou que represente­m risco à saúde pública não poderão entrar na UE.

O Etias também representa­rá um novo imposto para a UE, que não apenas financiará o funcioname­nto do sistema, como cobrirá em parte a perda de orçamento representa­da pela saída do Reino Unido do bloco. A perspectiv­a é de que 39 milhões de turistas entrem no Espaço Schengen em 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil