O Estado de S. Paulo

Briga de torcidas tem 20 presos em Campinas

Torcedores de Guarani e Ponte Preta entram em conflito dez dias antes do dérbi, marcado para cinco de maio

-

O tradiciona­l dérbi de Campinas (SP), entre Guarani e Ponte Preta, vai acontecer somente no dia 5 de maio no estádio Brinco de Ouro da Princesa, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas a confusão entre torcedores já começou. Nove pessoas foram presas no final da manhã de ontem e outros 11 foram detidos após novo conflito à tarde.

Quatro torcedores da Ponte Preta e cinco do Guarani foram detidos pela manhã, por volta das 11 horas, na avenida José de Souza Campos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Campinas. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado no 10.º Distrito Policial, os bugrinos foram até a sede da Torcida Jovem, dos ponte-pretanos, e atiraram pedras e paus, gerando retaliação dos rivais.

Mais grave ainda é que à tarde, por volta das 17 horas, houve uma tentativa de invasão no 10.º Distrito. Um grupo de torcedores - estimado em 20 - chegou a usar um automóvel, da marca Gol, para arrebentar a grade de proteção e entrar no local. A ação da polícia foi imediata e mais 11 torcedores foram presos. Desta vez não houve identifica­ção clubística, mas aparenteme­nte o objetivo era libertar algum preso.

O confronto acontece 10 dias antes do dérbi que terá torcida única (a do Guarani), após determinaç­ão do Ministério Público. Pela manhã, o Guarani iniciou a venda de ingressos para a sua torcida, o que gerou uma concentraç­ão de torcedores em frente ao estádio.

Cinco deles subiram a avenida Ayrton Senna da Silva, que separa os dois estádios, e atiraram pedras e paus na Torcida Jovem Amor Maior, principal organizada da rival Ponte Preta. Eles fugiram na sequência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil