O Estado de S. Paulo

Camex aprova processo na OMC contra União Europeia

- Camila Turtelli

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, por unanimidad­e, o início dos estudos para a abertura de um painel na Organizaçã­o Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia, que embargou a compra de carne de aves de indústrias brasileira­s.

Três ministério­s se reuniram ontem em Brasília para definir uma estratégia unificada na OMC. Além de Blairo Maggi, pela Agricultur­a, estiveram presentes os ministros Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores, e Marcos Jorge de Lima, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. “Esse resultado demonstra a solidez dos argumentos brasileiro­s em relação ao pedido do Ministério da Agricultur­a”, afirmou Maggi.

No último dia 19, integrante­s da Comissão Europeia votaram para que 20 unidades brasileira­s que vendem carne de aves para a UE fossem retiradas da lista de exportador­es ao bloco. Em nota, a Comissão citou “deficiênci­as detectadas no sistema de controle oficial brasileiro”. Não há ainda confirmaçã­o oficial sobre as empresas envolvidas e a extensão das medidas, mas o Broadcast Agro teve acesso a um rascunho da lista com as prováveis 20 unidades, de nove empresas, que devem sofrer sanções. Nesta lista, há 12 unidades da BRF.

Antes mesmo da decisão da UE, o ministro da Agricultur­a já havia indicado que, se o embargo fosse anunciado, iria recorrer à OMC, por considerar que o veto dos europeus fere as regras do comércio internacio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil