O Estado de S. Paulo

Bernardet estreia no teatro

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Ainquietaç­ão não permite que ele pare. Certamente, de pensar. Daí, como ação involuntár­ia, reinventa-se. Jean-Claude Bernardet, 82 anos, foi um dos professore­s históricos de Cinema na USP e, desde sua aposentado­ria, dá continuida­de à vida de roteirista e já atuou em 10 filmes como ator. Agora parte para sua primeira direção teatral, em parceria com Rubens Rewald. “Acho que é a forma como concebo a longevidad­e”, diz. A paixão pelo texto do dramaturgo francês Michel Vinaver deu uma mãozinha, A Procura de Emprego. Assumindo ansiedade incontida, Bernardet vê a peça estrear em 4 de maio, no Sesc Santo Amaro, com Magali Biff, Eucir de Souza, Fernanda Viacava e Bianca Lopresti no elenco. CUTUCADA DO DOGMA Bella é a princesinh­a das novelas das nove e bombshell na mídia, atriz casada há 21 anos com um cineasta de família quatrocent­ona, reconhecid­o no Brasil e fora dele, mas entrevado por conta de um AVC – não bastasse o miserável é bem mais velho que o pitéu televisivo. Junte-se a isso um amante para ela e coloque São Paulo como pano de fundo. Tudo isso tem nome: Ninguém Abandona o Paraíso pela Porta da Frente (editora Quelônio), primeiro romance da atriz Helena Cerello (foto), da companhia La Plat du Jour. Retrata humanos no limite, aliás, como a maioria, que quer ser mais e viver para sempre. A história narrada em tom acelerado e cáustico nasceu há dez anos quando Helena participou de um documentár­io produzido pelo cineasta dinamarquê­s Lars von Trier. “O livro nasceu há dez anos quando assisti ao filme e fiquei com a sensação de ter sido usada como objeto – eu aparecia nua lendo um livro em uma situação que sugeria o momento seguinte a uma transa. E isso me incomodou”, conta. O incômodo em forma de livro será lançado em 26 de maio no teatro Cemitério de Automóveis.

A BAHIA É AQUI Criado em forma de auto, Nego Fugido é o espetáculo que nasceu pelas mãos de pescadores da comunidade quilombola de Acupe, na cidade de Santo Amaro da Purificaçã­o, Bahia, há mais de 100 anos. Uma pérola da cultura popular. Desde então é apresentad­o na cidade como parte da comemoraçã­o da libertação dos escravos no País. Este ano, a encenação será feita em São Paulo pelo mesmo grupo um dia antes do 13 de maio, na Bela Vista (na Rua Lourenço Granato), sede do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. A entidade preparou uma série de eventos entre maio e junho, com cursos, palestras, bate-papos, debates, exibição de filme e lançamento de livro, para a data. Mais informaçõe­s no site: http://sescsp.org.br/cpf LEITURAS A MANCHEIA As leituras dramáticas continuam pululando na cidade, sinal de que o fôlego para novas peças aumentou. Dia 22 de maio, o projeto Cena 10 de leituras dramáticas, que ocorre mensalment­e no Teatro Augusta, terá o ator e diretor Marco Antônio Pâmio na direção da peça Maioridade, de Flavio Goldman, com elenco encabeçado por Clara Carvalho. No final da leitura o dramaturgo Denio Maués, coordenado­r do Cena 10, mediará um debate sobre a peça.

ELENCO CISTUDO Cabaret Trans Peripatéti­co é a primeira montagem dos Satyros em que o elenco é inteiramen­te não cisnormati­vo, formado por artistas trans, agêneros e não binários. Estreia dia 4, no teatro dos Satyros.

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ??
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO
 ?? JOÃO CALDAS FILHO ?? O elenco. Texto apaixonant­e
JOÃO CALDAS FILHO O elenco. Texto apaixonant­e
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil