O Estado de S. Paulo

Hitchcock e o encanto perene de um divertimen­to perfeito

- Luiz Carlos Merten

Ladrão de Casaca

TO CATCH A THIEF. (EUA, 1955.) DIR. DE ALFRED HITCHCOCK, COM CARY GRANT, GRACE KELLY, JESSIE ROYCE LANDIS, BRIGITTE AUBER, CHARLES VANEL.

Em meados dos anos 1950, Claude Chabrol e François Truffaut eram jovens críticos de Cahiers du Cinéma quando visitaram o mestre do suspense no set desse filme, na Côte d’Azur. Ouviram de Alfred Hitchcock sua célebre definição de mise-en-scène. Filmar é passar o roteiro pela câmera. Passaram-se 63 anos. Morreram todos. Hitchcock, Chabrol, Grace Kelly, Cary Grant, Jessie Royce Landis, Chabrol, Truffaut. O filme continua vivo. Uma obra-prima de elegância, de humor, suspense e romance. Grant faz ladrão aposentado que volta à ativa para tentar descobrir quem está se utilizando de seus antigos métodos para roubar, e no belo cenário da Costa Azul. Tudo virou história, inclusive a forma como, durante a filmagem, Grace conheceu o príncipe Rainier e abandonou Hollywood para ser princesa em Mônaco.

CULTURA, 22H30. REPR., COLORIDO, 107 MIN.

Aventura de espada e feitiçaria (sword and sorcery) baseada no personagem de Robert E. Howard. O primeiro grande papel de Schwarzene­gger, como o bárbaro que persegue o destruidor de sua tribo.

TEL. CULT, 19H35. REPRISE, COL., 129 MIN.

A fantasia de Spielberg sobre garoto carente, órfão de pai, que se liga ao E.T. do título, perdido na Terra, ajudando-o a voltar a seu planeta de origem. Um clássico.

TEL. CULT, 22 H. REP., COLORIDO, 121 MIN.

 ?? PARAMOUNT PICTURES ?? Grace Kelly e Cary Grant. Obra-prima de elegância, humor, romance
PARAMOUNT PICTURES Grace Kelly e Cary Grant. Obra-prima de elegância, humor, romance

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil