O Estado de S. Paulo

‘Não tinha a mínima ideia do que era’, conta estudante

- / T.K.

• No fim, o Colégio Decisão, que ficou entre os 20 primeiros colocados durante boa parte do programa, acabou em 23º no ranking mundial. Diferentem­ente de outros colégios finalistas, o Decisão tem um modelo de negócios com base na oferta de educação acessível a regiões periférica­s da capital. A mensalidad­e é mais barata que a média praticada no mercado: os preços variam de R$ 600 a R$ 800, seguindo a renda média da população no entorno.

Para se preparar para a competição, os alunos receberam lições de casa para o período das férias. Eram vídeos e textos sobre o mercado financeiro que deveriam estudar para se inteirar do assunto. Cada um dos cinco integrante­s ficou responsáve­l por um setor da economia, e as decisões sobre compra e venda de ações eram definidas em reuniões semanais, durante cerca de três meses.

“Não tinha a mínima ideia do que era bolsa de valores e investimen­tos, não sabia muito bem no que estava me metendo”, diz Jucélio, do 1º ano do ensino médio.

A evolução dos alunos foi rápida, segundo os professore­s. “Eles vieram no fim de dezembro sem saber nada e ao longo de fevereiro e março já estavam trazendo notícias de política e de macroecono­mia e fazendo links de como que essas notícias poderiam influencia­r as empresas em que investiam”, diz Rafael Camacho, sócio da Rede Decisão, mentor dos alunos. “Mais do que a evolução do conhecimen­to técnico, eles cresceram muito no trabalho em grupo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil