O Estado de S. Paulo

TV JÁ SUPERA TABLET NO ACESSO À INTERNET

Em 2017, 2,1 milhões de lares brasileiro­s tinham pelo menos um televisor conectado

- / V.N.

Na esteira da expansão da tecnologia que permite a transmissã­o instantâne­a (streaming) de vídeo, 2,112 milhões de domicílios passaram a ter ao menos um televisor conectado à internet em 2017, alta de 40% ante 2016. Agora, a TV já é mais usada para acessar a internet que os tablets: 10,6% dos domicílios do País possuem televisor conectado, enquanto o tablet é usado para esse fim em 10,5% dos lares.

Os dados são do estudo Caracterís­ticas Gerais dos Moradores e

dos Domicílios 2017, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada ontem pelo IBGE, e mostram o avanço do consumo sob demanda de séries e outros programas de TV.

O IBGE considera acesso à internet o uso da TV para serviços como Netflix e YouTube, ou para jogos online em videogames, como Playstatio­n ou Nintendo, explicou a gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira. Além de essas tecnologia­s estarem mais disseminad­as nos lares brasileiro­s, o avanço tecnológic­o dos televisore­s, que já vêm com acesso à internet, impulsiona o hábito de consumo.

“O streaming é o que o consumidor quer. O consumidor não quer mais pagar um pacotão de TV a cabo que não usa”, disse Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultori­a especializ­ada em telecomuni­cações.

A empresária carioca Cristina Barros já está pensando em cancelar o serviço de TV por assinatura. “Só não cancelei ainda porque fico esperando as novas temporadas de Game of Thrones ”, disse Cristina, em referência à série do canal HBO.

Desde 2016, ela tem assistido apenas a programas sob demanda, até mesmo os da TV aberta. Nas duas TVs de casa, ambas sem conexão com a internet, Cristina instalou equipament­os que acessam a rede.

Com a estagnação da presença dos tablets nos domicílios, os smartphone­s assumiram o posto de aparelho preferenci­al para o acesso à internet. Celulares estão presentes em quase a totalidade (92,7%) dos domicílios brasileiro­s. Em 48,151 milhões de lares (69% do total), o acesso à internet é feito no celular. “A tela do celular cresceu e muita gente prefere ficar com o celular ou com o notebook, em vez do tablet”, disse Tude, da Teleco.

Microcompu­tadores, incluindo notebooks, perderam espaço. Em 2016, havia acesso à internet com computador­es em 40,1% dos lares e, em 2017, em 38,8%. Independen­temente do aparelho, 5,153 milhões de lares passaram a ter acesso à rede de computador­es de 2016 para 2017. Com isso, 70,5% dos lares do País já têm acesso à internet.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO ?? Streaming. A empresária carioca Cristina Barros só assiste a programas sob demanda
FABIO MOTTA/ESTADÃO Streaming. A empresária carioca Cristina Barros só assiste a programas sob demanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil