O Estado de S. Paulo

Brecha pode tirar de Barroso caso de Temer

-

Investigad­os no Inquérito dos Portos enxergam uma chance de tirar o caso das mãos do ministro-relator Luís Roberto Barroso. A brecha estaria no fato de a PF ter anexado em relatório preliminar dados do Inquérito 3105, de 2011, que também relacionav­a Michel Temer a suposto pagamento de propina no Porto de Santos, e era relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello. A PF citou esse mesmo inquérito no pedido de prorrogaçã­o das investigaç­ões em curso. O entendimen­to dos alvos é que, se o 3105 for desarquiva­do, por prevenção, qualquer fato relacionad­o a ele deve ser encaminhad­o para Marco Aurélio.

» Especulaçõ­es. A brecha apontada por criminalis­tas, por enquanto, é apenas uma carta na manga a ser usada caso as investigaç­ões avancem muito. Se houver a provocação ao Supremo e a Corte entender que o caso é de Marco Aurélio, medidas tomadas por Barroso poderiam até ser anuladas.

» Durão. Barroso já determinou a prisão de amigos de Temer dentro da Operação Skala; busca e apreensão em endereços deles e a quebra dos sigilos do próprio emedebista.

» Tá salvo. O ministro Raul Jungmann ficou irritado com o vazamento de dados do Inquérito de Portos. Acha que a PF tenta transforma­r o presidente na “bola da vez”, mas quem conversou com ele afirma que não vai sobrar para o diretor-geral Rogério Galloro. As suspeitas do governo recaem sobre outros nomes.

» Em vão. Aliados de Temer ironizam que só não tem apuração vazada quem não é investigad­o. Como prova, citam que já foram iniciadas várias apurações para identifica­r os responsáve­is, apesar de nenhuma delas ter sido concluída.

» O noivo. O vice dos sonhos de Geraldo Alckmin continua sendo Mendonça Filho (DEM-PE). Além de ser pernambuca­no_ o tucano precisa melhorar os índices no Nordeste_ o demista deixou uma boa herança no Ministério da Educação, pasta que comandou de 2016 a abril de 2018.

» Tira o olho. Presidenci­ável do DEM, Rodrigo Maia reconhece que ‘todo mundo gostaria de um vice como Mendonça’, mas defendeu ontem a candidatur­a dele ao governo de PE.

» Passou no teste. Temer saiu impression­ado da conversa que teve com o governador de São Paulo e candidato à reeleição, Márcio França (PSB). Os dois não tinham muita intimidade. O presidente elogiou o raciocínio lógico do político.

» Implicação. A pré-candidatur­a de Rodrigo Maia (DEM) ao Planalto começou a sentir os efeitos da operação da PF que atingiu o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

» Tóxico. O PP é um dos principais pilares de sustentaçã­o de Maia na corrida à Presidênci­a e o DEM teme ser contaminad­o.

» Segue a romaria. O senador Jorge Viana (PT-AC) visitou o ministro Gilmar Mendes, do STF, ontem.

» Supersince­ro. Um oficial de justiça do Tribunal do Distrito Federal escreveu em uma certidão que não iria decidir sobre um mandado porque estava se aposentand­o e que “servidor público aposentado é igual a palito de fósforo riscado”.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Enquanto Renan Calheiros evita aviões comerciais para não ser vaiado em aeroportos, o governador de Alagoas, Renan Filho, embarcou ontem em voo da Avianca.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Enquanto Renan Calheiros evita aviões comerciais para não ser vaiado em aeroportos, o governador de Alagoas, Renan Filho, embarcou ontem em voo da Avianca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil