O Estado de S. Paulo

UMA VISITA QUE TARDOU 65 ANOS

Improviso marca encontro entre Kim e Moon

- SEUL

Os portões dourados do imponente edifício norte-coreano se abriram e Kim Jong-un, vestindo um terno preto à la Mao Tsé-tung desceu os degraus rumo à fronteira. Nenhum líder norte-coreano punha os pés em solo sul-coreano desde a Guerra da Coreia. Sorrindo, Kim estendeu a mão ao também sorridente presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que o esperava em Panmunjom. O vilarejo é um dos poucos locais sem cercas ou campos minados entre os dois território­s.

Todos os aspectos da cúpula foram bem ensaiados, mas Kim saiu do roteiro quando convidou seu colega para o seu lado da fronteira. “Moon perguntou ao sr. Kim: ‘Quando poderei visitar o Norte?’ E o líder norte-coreano respondeu: ‘Por que não agora?’”, revelou o porta-voz da presidênci­a sulcoreana.

Moon pareceu hesitar, mas o norte-coreano pegou sua mão e o conduziu até seu lado da fronteira. Com um sorriso, os dois voltaram a cruzar para o Sul, projetando uma imagem de unidade.

Ambos ainda plantaram um pinheiro, aguado em seguida com regadores verdes, e conversara­m reservadam­ente ao ar livre. “É realmente comovente que você tenha vindo até a linha de demarcação para me receber pessoalmen­te”, disse Kim ao apertar a mão de Moon na fronteira. “Foi uma grande decisão sua fazê-lo aqui”, respondeu Moon.

 ?? FOTOS: EFE ?? Privacidad­e. Moon Jae-in (E) e Kim Jong-un tiveram uma longa conversa a sós durante reunião em Panmunjom
FOTOS: EFE Privacidad­e. Moon Jae-in (E) e Kim Jong-un tiveram uma longa conversa a sós durante reunião em Panmunjom
 ??  ?? União. Dentro de uma bola de chocolate um bolo com o mapa da península reunificad­a
União. Dentro de uma bola de chocolate um bolo com o mapa da península reunificad­a
 ??  ?? ‘Paz e prosperida­de’. Líderes plantam árvore na fronteira
‘Paz e prosperida­de’. Líderes plantam árvore na fronteira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil