O Estado de S. Paulo

Trump reivindica crédito antes da hora

- É JORNALISTA TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO Aaron Blake / W. POST

Donald Trump assegurou que jogaria duro com Kim Jong-un. Seus tuítes de ontem contam uma história diferente. Diante da notícia de que os líderes das Coreias concordara­m em trabalhar para a desnuclear­ização e o fim da guerra, Trump ficou entusiasma­do. “Fim da Guerra da Coreia!”, escreveu. Mas ainda é prematuro.

Se há algo com o qual todos concordam é que o processo está começando. A notícia foi excelente, mas há precedente­s. Já tivemos acordos entre as Coreias antes que não deram resultado. Os tuítes de Trump não foram apenas a celebração de uma vitória, mas “o lançamento de bola ainda no vestiário, antes de a moeda ser jogada para o início do jogo”, disse Thomas Weiss, da City University of New York.

As conversaçõ­es entre os líderes coreanos, em 2000, garantiram ao presidente da Coreia do Sul um Nobel da Paz. Depois, foi revelado que a reunião incluíra uma compensaçã­o de U$ 500 milhões para a Coreia do Norte e, seis anos depois, os norte-coreanos detonaram sua primeira bomba nuclear. O presidente Bill Clinton, em 1995, declarou prematuram­ente um acordo para a desnuclear­ização. No fim dos anos 70, o presidente Jimmy Carter propôs a retirada das tropas americanas, mas antes de as negociaçõe­s fracassare­m.

Mesmo o fotografad­o abraço entre Kim e Moon Jae-in teve precedente­s. Foto similar foi feita em 2000, entre Kim Jong-il, pai de Kim, e o presidente sul-coreano, Kim Daejung. Tudo isso não quer dizer que o encontro, desta vez, não seja importante ou que a posição de Trump não tenha dado frutos. Mas a combinação de falta de visão diplomátic­a e o desejo de uma grande vitória que mude sua imagem tem de ser considerad­a. Trump tem grande liberdade para lidar em pessoa com essa situação e assegurou que será exigente. Mas, ao mesmo tempo, referiu-se ao processo como se já tivesse um impacto enorme, mensurável, e parece encantado com o olhar positivo que recebeu da imprensa. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil