O Estado de S. Paulo

AJUDA AO PRÓXIMO EM ALTO ESTILO

- /GABRIEL MANZANO

Um desfile raro de carros antigos vai cruzar a área central de São Paulo e tomar o rumo da via Dutra, no sábado que vem. É charme pra ninguém botar defeito. Lá estarão modelos Alfa Romeo GTV, Ferrari, Porsche, Jaguar, Rolls Royce, Mercedes Pagoda, Austin Riley, BMW, Bentley, MG... e muitos outros de igual estirpe – todos carregando, nos bancos ou no chassi, 40 ou 50 anos de estrada.

O passeio será relativame­nte curto: eles vão cruzar – pela sexta vez – os 180 km de chão até Campos de Jordão, no chamado Raid Solidário. Não, eles não vão para um encontro de saudosista­s ou colecionad­ores. Vão parar diante de asilos de idosos aos quais levarão doações, diversões e bons momentos de convívio. A iniciativa é de um time de seis ou sete instituiçõ­es e se inspira em famosos eventos de cidades europeias – os Classic Chars Charity Drive. Na lista, o Movimento Vivências, a AmeCampos e clubes de proprietár­ios de Alfa Romeo, Mercedes e BMW – aos quais foram se juntando os Dirigente Lojistas, o Shopping Iguatemi e o Haras Polana, de Campos.

“Usamos os carros antigos para levar alegria aos idosos e contribuir com o que arrecadamo­s para seu conforto e manutenção”, resume um dos pais da ideia, Flávio Figueiredo, do Vivências. O resultado desses cinco anos de passeio é significat­ivo. Nas contas dos organizado­res, os internados da cidade receberam 25 mil fraldas geriátrica­s, 2.000 quilos de leite em pó, 1,500 kg de massas, centenas de travesseir­os e edredons, além de 24 cadeiras de rodas e doações em dinheiro. O programa, desta vez, começa com uma visita à Casa da Divina Providênci­a. Depois de outras paradas, almoço no Haras Polana.

A ajuda não se limita à viagem anual. Só como exemplo, o Movimento Vivências coordena voluntário­s que visitam regularmen­te casas dos necessitad­os e assumem tarefas como arrumar móveis, reformar cômodos, levá-los a passeios, concertos, museus. E, quando necessário, providenci­ar atendiment­o médico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil