O Estado de S. Paulo

Madonna em ‘Dick Tracy’, belo momento da história do Oscar

- Luiz Carlos Merten

Tem gente capaz de jurar que foi uma das mais belas cenas de toda a história do Oscar. Há 28 anos, Madonna, tão tensa que dava para perceber a contração dos músculos, defendeu a canção Sooner or Later, indicada para o prêmio da Academia. Ganhou, e Dick Tracy venceu também as estatuetas de direção de arte e maquiagem. Baseado nas tiras de Chester Gould, o filme propõe uma rara experiênci­a visual, tratando a imagem e os personagen­s, isto é, os atores, a mesma tessitura do original. O resultado é único, e o filme só não fez mais bonito na Academia porque era o ano de O Silêncio dos Inocentes e Jonathan Demme ganhou os cinco principais prêmios do ano. Na trama, Dick Tracy protege garoto das ruas que testemunho­u assassinat­o. Madonna faz a sedutora Breathless Mahoney, que se coloca a serviço do vilão.

TEL. CULT, 15H55. REPRISE, COL., 105 MIN. Garoto que passa férias com a avó num hotel descobre que as hóspedes são bruxas que realizam sua convenção anual – e querem transforma­r todas as crianças em ratos. Filme sobre o aprendizad­o da vida.

TCM, 12H58. REPRISE, COLORIDO, 90 MIN. Elliott Ness e parceiros caçam Al Capone, que domina Chicago. Oscar de coadjuvant­e para Connery e a cena da escadaria que homenageia Eisenstein.

PARAMOUNT, 22H15. REP., COL., 119 MIN.

 ?? TOUCHSTONE PICTURES ?? Warren Beatty e Madonna. Dick Tracy e Breathless Mahoney
TOUCHSTONE PICTURES Warren Beatty e Madonna. Dick Tracy e Breathless Mahoney

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil