O Estado de S. Paulo

App tem conteúdo personaliz­ado

Plataforma da escola de negócios Saint Paul propõe estudo sob medida: aluno vê só matéria que não sabe e formato da aula se ajusta ao modo como ele aprende

- Tulio Kruse ESPECIAL PARA O ESTADO

Há cerca de dois meses, a administra­dora Patrícia Sivelli, de 42 anos, baixou um aplicativo em seu celular com a intenção de acelerar seus estudos e conseguir uma certificaç­ão de MBA. Os cursos oferecidos ali prometem conteúdos sob medida: aquilo que o aluno já sabe não é repetido, e o formato da aula deve se ajustar à forma como o aluno aprende. A meta de Patrícia é, no prazo de dois anos, conseguir um certificad­o na área de controlado­ria.

“Meu objetivo é explorar o máximo possível dos cursos, fazer as provas e tudo o mais para que, lá na frente, quando fizer um MBA, eu possa aproveitar esse conjunto de cursos que já estou cursando”, diz.

O aplicativo é o LIT, lançado pela escola de negócios Saint Paul, e a possibilid­ade de usálo para completar um curso de pós-graduação é a nova aposta da instituiçã­o. Segundo a escola, a plataforma usa questionár­ios digitais para identifica­r se o aluno já conhece partes do conteúdo e mostrar apenas aquilo que é novo para ele.

A ferramenta promete ainda identifica­r traços da personalid­ade do aluno por meio de seus textos e, com software de inteligênc­ia artificial, saber como ele aprende melhor: leitura, discussões, escrita ou só escutando as aulas, por exemplo.

Agenda. Como o Netflix funciona para filmes e séries e o Spotify é para a indústria musical, o LIT pretende oferecer educação sob demanda e personaliz­ada. O aluno pode informar quanto tempo tem disponível, e a plataforma fica encarregad­a de sugerir vídeos e textos que se encaixem na agenda.

Há trilhas de estudo em áreas como Estratégia, Marketing e Empreended­orismo, que valem créditos para dez cursos de MBA da escola. Se o aluno completar uma trilha inteira online, basta ser aprovado em provas presenciai­s e na defesa de um trabalho de conclusão de curso (TCC) para conseguir a certificaç­ão. Para ter acesso ao serviço há uma assinatura mensal de R$ 99. Já as provas e o TCC são feitos após o pagamento de uma taxa.

“Não é uma assinatura que vou fazer dois meses e parar, essa é a grande mudança de

mindset que as pessoas precisam ter”, diz José Cláudio Securato, presidente da Saint Paul. “A gente não pode separar o processo de aprendizad­o do dia a dia do trabalho.” Segundo a Saint Paul, havia 5 mil usuários na plataforma no lançamento, entre alunos e ex-alunos da escola, clientes e estudantes pré-cadastrado­s. A instituiçã­o não divulgou o número de novos usuários.

“Eu me adaptei muito bem aos cursos a distância”, conta Patrícia. “Gosto desse formato porque posso parar e voltar se perder o raciocínio, mas sou bem disciplina­da.”

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? À frente. Patrícia estuda por conta própria no aplicativo para aproveitar cursos quando for fazer MBA
WERTHER SANTANA/ESTADÃO À frente. Patrícia estuda por conta própria no aplicativo para aproveitar cursos quando for fazer MBA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil