O Estado de S. Paulo

Introdução do 5G aumenta os riscos

- WASHINGTON / D.L.

O objetivo da China é assumir um papel cada vez maior no estabeleci­mento de padrões técnicos internacio­nais para as redes sem fio 5G. Isso aumenta o risco de espionagem, acreditam especialis­tas, uma vez que se multiplica­m os pontos de entrada de programas que possibilit­am ciberataqu­es.

“O problema cresce em magnitude”, disse Michael Wessel, da comissão de comércio EUAChina. “Não temos um plano para lidar com esse papel crescente da China no cenário mundial e os projetos daquele país de dominar a área da tecnologia das comunicaçõ­es e da informação”, acrescento­u.

Autoridade­s americanas há anos se preocupam com o papel da China no setor de tecnologia. No ano passado, o Departamen­to de Segurança Interna emitiu um alerta sobre câmeras de segurança fabricadas pela Hikivision, da qual o governo chinês tem 42%. As câmeras podem ser controlada­s remotament­e por hackers, segundo os EUA.

Como a China tem papel crucial na produção de material eletrônico, é impossível dispensar os fornecedor­es chineses de peças. Em 2017, os americanos adquiriram mais de US$ 155 bilhões em produtos chineses. A substituiç­ão de computador­es obsoletos pelo governo criou novas vulnerabil­idades. “A modernizaç­ão aumenta o risco se as tecnologia­s recentemen­te adotadas não forem avaliadas de modo adequado”, diz o relatório.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil