O Estado de S. Paulo

Ministra deixa o governo de May após nova crise

-

A ministra do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, apresentou sua renúncia ontem após a crescente pressão que sofria em razão do depoimento sobre a deportação de imigrantes. A premiê Theresa May aceitou imediatame­nte o afastament­o. No fim de semana, o jornal

The Guardian publicou uma carta de Rudd a May, escrita no ano passado, na qual ela traça o objetivo “ambicioso” de aumentar a deportação forçada de imigrantes. O ex-vice-ministro de Rudd disse que chegou a discutir com ela tratativas para aumentar o número de deportaçõe­s, m as lembrou que o aumento era uma ambição, não um objetivo.

A controvérs­ia em torno de uma das aliadas mais próximas de May coincide com a participaç­ão do Reino Unido em negociaçõe­s cruciais a respeito do futuro acordo comercial co m a União Europeia e ocorre em meio à crescente tensão interna sobre a política do governo de May sobre a saída do bloco.

Nas últimas duas semanas, ministros britânicos tiveram dificuldad­e para explicar por que alguns descendent­es da chamada geração “Windrush”, pessoas oriundas de países caribenhos e convidadas a viver na Grã-Bretanha para cobrir a escassez de mão de obra entre 1948 e 1971, estão sendo privados de direitos básicos em razão da falta de documentaç­ão.

O escândalo ofuscou a cúpula da Commonweal­th, no início de abril, e levantou questões sobre a passagem de seis anos de May como ministra do Interior, antes de se tornar premiê, em 2016. O governo pediu desculpas pelo problema, prometeu cidadania e compensaçã­o aos afetados.

 ?? FRANK AUGSTEIN/AP – 14/3/2018 ?? Imigrantes. Amber Rudd: sob pressão após carta
FRANK AUGSTEIN/AP – 14/3/2018 Imigrantes. Amber Rudd: sob pressão após carta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil