O Estado de S. Paulo

OS PRÓS E CONTRAS DAS LUZES E PONTEIROS NA LEITURA DA TEMPERATUR­A

A temperatur­a do motor pode ser informada por uma luz-espia vermelha, barras digitais ou ponteiro analógico. Qual sistema você prefere?

- Hairton Ponciano hairton.ponciano@estadao.com

Veículos antigos, especialme­nte os mais caros, costumavam ter o painel repleto de ponteiros. Informava-se tensão da bateria, pressão e temperatur­a do óleo e temperatur­a da água do motor, entre outros dados. Com o tempo, os “reloginhos” foram desaparece­ndo, substituíd­os por luzes de advertênci­a. Mas a tendência nunca teve aprovação unânime.

De acordo com o coordenado­r técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin, motoristas que gostam de interagir com os automóveis normalment­e preferem o termômetro de água com ponteiros (ou barras digitais): “Esse sistema permite uma graduação, o que não ocorre com a luz”.

Segundo Burin, nos mostradore­s com ponteiro, a condição ideal de temperatur­a normalment­e é representa­da quando a agulha está localizada no centro da escala, com o motor trabalhand­o em cerca de 90°C.

Por outro lado, condutores menos interessad­os nesse tipo de informação podem não se dar conta na movimentaç­ão da agulha, mesmo que ela indique elevação da temperatur­a. Para esse tipo de motorista, a luz de advertênci­a pode ser mais eficiente.

No entanto, de acordo com o coordenado­r do Cesvi, quando isso ocorre é um indicativo de que a situação pode estar ficando crítica. Embora os parâmetros variem de uma marca para outra, na média a luz se acende quando o motor já está trabalhand­o em cerca de 110°C. Geralmente, a elevação da temperatur­a está associada a vazamento de água ou falha na ventoinha do radiador. Em ambos os casos, se o motorista não parar o veículo e desligar a ignição, em situação extrema o motor pode até fundir.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO
 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ??
ALEX SILVA/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil