O Estado de S. Paulo

MPE e polícia fazem busca e apreensão na Prefeitura

Casa de ex-diretora da Ilume também foi alvo; promotoria investiga suspeita de propina em PPP da Iluminação

- VASSALLO MACEDO e LUIZ

O Ministério Público Estadual (MPE) fez ontem busca e apreensão na sede do Departamen­to de Iluminação Pública do Município de São Paulo (Ilume) e na casa de Denise Abreu, ex-diretora do órgão. Foram apreendido­s documentos e HDs de computador­es.

Denise foi demitida em março após a divulgação de uma gravação de áudio na qual menciona o suposto pagamento de propina no processo da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, de R$ 6,9 bilhões. Ela nega envolvimen­to em qualquer irregulari­dade.

A busca e apreensão foi autorizada pelo Departamen­to de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária de São Paulo e também teve apoio do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil.

Os promotores Letícia Ravacci e Neudival Mascarenha­s, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), e José Carlos Blat, do Patrimônio Público e Social, investigam pagamento de vantagens indevidas a ex-funcionári­os do Ilume.

Eles já recomendar­am a suspensão e posterior rescisão do contrato assinado entre a administra­ção municipal e o consórcio FM Rodrigues, vencedor da licitação. Durante o processo licitatóri­o, batalhas judiciais foram travadas entre as empresas concorrent­es.

Em nota, a Secretaria Municipal das Prefeitura­s Regionais informou que “está colaborand­o” com as apurações do MPE e também com as da Controlado­ria do Município. O advogado Roberto Podval, que defende Denise Abreu, afirmou que a “busca ajudará a comprovar sua inocência”.

Licitação. No último dia 24, o Tribunal de Justiça paulista restabelec­eu a PPP da Iluminação, que havia sido suspensa em decisão de caráter provisório após pedido de ação popular com parecer favorável do MPE.

Assinado em 8 de março, o contrato da Prefeitura com o consórcio prevê a troca de 535,7 mil lâmpadas por iluminação LED até 2021.

As obras devem começar pela Avenida Rio Branco, no centro, além da Guarapiran­ga, na zona sul, Luiz Dumont Villares, zona norte, e Valdemar Tietz, na região leste./FAUSTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil