O Estado de S. Paulo

Facebook usa Instagram para ‘treinar’ algoritmo

Rede social analisa fotos públicas para conseguir retirar conteúdos impróprios do site, como discurso de ódio

-

O Facebook decidiu usar bilhões de fotos postadas publicamen­te no aplicativo de compartilh­amento de fotos Instagram para treinar seus algoritmos de inteligênc­ia artificial. O anúncio foi feito ontem no segundo dia da F8, conferênci­a para desenvolve­dores do Facebook.

A medida faz parte de uma estratégia da companhia de construir sistemas de inteligênc­ia artificial para retirar conteúdo inapropria­do de acordo com a política da rede social, como nudez, imagens de violência, discurso de ódio e terrorismo.

Segundo o Facebook, os algoritmos analisam apenas fotos compartilh­adas publicamen­te e que possuem hashtags em suas legendas.

A empresa passou a investir em automação das análises de postagens principalm­ente depois que foi acusada de permitir que a plataforma seja usada por pessoas mal intenciona­das em todo o mundo. Entre os casos mais conhecidos está o do o uso do Facebook por russos em campanhas baseadas em notícias falsas durante as eleições presidenci­ais nos Estados Unidos, em 2016.

“Até muito recentemen­te, precisávam­os confiar em relatórios reativos. Tivemos de esperar que algo ruim fosse descoberto por alguém para fazer algo a respeito”, disse Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, ao completar que a empresa terá uma equipe de 20 mil moderadore­s.

O anúncio reacende a preocupaçã­o de uso de dados dos usuários das redes sociais e também sobre a forma como o Facebook utiliza aplicativo­s como o Instagram e o WhatsApp. Anteontem, o cofundador e presidente do WhatsApp anunciou que deixaria a empresa, em meio ao escândalo do Facebook sobre o uso ilícito de dados de 87 milhões de usuários pela consultori­abritânica­CambridgeA­nalytica.

 ?? JOSHUA BRIGHT / THE WASHINGTON POST BY ?? Peça-chave. Alexander Nix, que era presidente da Cambridge Analytica, foi afastado logo após a revelação do escândalo
JOSHUA BRIGHT / THE WASHINGTON POST BY Peça-chave. Alexander Nix, que era presidente da Cambridge Analytica, foi afastado logo após a revelação do escândalo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil