O Estado de S. Paulo

DNA brasileiro

-

Os donos da centenária padaria Basilicata, no Bexiga, ficaram ressabiado­s quando foram contatados por um funcionári­o da Puratos, em nome da Biblioteca da Massa Madre. “Queriam levar nossa massa madre para a Bélgica. Ficamos desconfiad­os”, conta Angelo Lorenti, um dos quatro sócios da Basilicata. Foram pesquisar o assunto e se entusiasma­ram. “É interessan­te quando alguém se propõe a cuidar de algo que é nossa alma”, diz.

No fim de abril, os irmãos Angelo e Nicola Lorenti foram à Bélgica conhecer o museu. E receberam as informaçõe­s da análise técnica da massa madre usada para fabricar os pães italianos por sua família há 104 anos. Estavam nitidament­e orgulhosos ao verem sua “alma” acondicion­ada em um frasco sob a etiqueta 96.

A Basilicata se tornou a quarta empresa brasileira a ter seu fermento preservado no acervo da biblioteca. As outras três também são paulistana­s: Cepam, Benjamin A Padaria (Benjamin Abrahão) e Brico Bread, respectiva­mente os itens 85, 86 e 87 da coleção.

“São fermentos de boa história e tradição muito grande. Da Cepam, captamos uma amostra da massa madre de panetone – a cultura do panetone é muito forte no Brasil. Benjamin Abrahão foi uma figura importante da panificaçã­o brasileira e levamos uma massa madre de pão italiano, assim como da Brico Bread”, conta o padeiro Johannes Roos, gerente técnico da empresa. “No caso da Basilicata, o que nos chamou a atenção foi o tamanho da produção diária, enorme, e toda feita com fermentaçã­o natural.”

 ??  ?? Do Brasil. Cepam, Benjamin, Brico Bread e Basilicata
Do Brasil. Cepam, Benjamin, Brico Bread e Basilicata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil