O Estado de S. Paulo

Delegado da PF quebra sistema de som de acampament­o pró-Lula

Gastão Neto invadiu área ocupada por apoiadores do ex-presidente preso em Curitiba quando eles davam ‘bom dia’ ao petista

- BRASÍLIA CURITIBA

O delegado da Polícia Federal Gastão Schefer Neto destruiu equipament­os de som do acampament­o ‘Lula Livre’, ontem, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Segundo testemunha­s, o ataque ocorreu por volta das 9h30, no momento em que os apoiadores davam o tradiciona­l “bom dia” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato.

Gastão invadiu a área restrita do acampament­o de apoiadores do ex-presidente, que está detido desde o dia 7 de abril na Superinten­dência da PF. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá.

O policial, que é ex-presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal do Paraná e suplente na bancada do PR na Câmara Federal, já fez diversos ataques virtuais ao PT e a Lula em suas redes sociais. Ele foi escoltado pela PM até a sede da Superinten­dência enquanto filmava o acampament­o. A deputada estadual Márcia Lia (PTSP) disse que vai fazer um Boletim de Ocorrência.

A Polícia Federal no Paraná afirmou que vai aguardar manifestaç­ão da Polícia Civil. “Essa foi uma situação de uma pessoa, fora das atividades da Polícia Federal. Vamos aguardar algum encaminham­ento da Polícia Civil antes de tomar alguma medida diante do que aconteceu”, disse a assessoria da PF.

Visitas. O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região indeferiu ontem, em caráter liminar, pedido de visita a Lula feito pelos políticos do PDT Ciro Gomes, pré-candidato à Presidênci­a, Carlos Lupi, presidente do partido, e André Figueiredo Lima, deputado federal. Os três alegaram que não apresentam “qualquer risco ao funcioname­nto da sede da Polícia Federal” em Curitiba, que a visita é uma das manifestaç­ões da ressociali­zação da pena e que a decisão da 12.ª Vara afronta o direito de amigos do custodiado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin decidiu submeter ao plenário uma ação da Mesa Diretora da Câmara contra a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12.ª Vara, de impedir a comissão externa da Casa de visitar o ex-presidente.

 ??  ?? NA WEB Blog do Fausto. Mais notícias sobre a prisão de Lula estadao.com.br/e/blogdofaus­to
NA WEB Blog do Fausto. Mais notícias sobre a prisão de Lula estadao.com.br/e/blogdofaus­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil