O Estado de S. Paulo

TRÊS PERGUNTAS PARA...

-

Marcelo Vieira, presidente da Sociedade Rural Brasileira

1. O aumento da violência tem alterado a rotina no campo?

Sim, nas fazendas um criminoso age à vontade, mas os produtores e trabalhado­res, não. Eles nem podem mais dormir nas propriedad­es, precisam ir para as cidades, o que dificulta e encarece a produção. Os produtos também não podem mais ser armazenado­s no campo, em função dos roubos. A falta de segurança hoje é o maior problema do setor do agronegóci­o.

2. Onde são vendidos os produtos roubados?

Em um mercado informal abastecido por outros produtores, que compram esse material dos bandidos. Existem quadrilhas especializ­adas em roubo de grãos, como café. São grupos estruturad­os com caminhões e até galpões para guardar o material levado das fazendas. Na minha propriedad­e, em Minas Gerais, dez bandidos passaram a noite enchendo 150 sacas de café no ano passado. Depois disso, não armazeno mais nada, nenhum produto, na minha fazenda.

3. Qual a solução?

Ampliar e aperfeiçoa­r as patrulhas rurais e priorizar a investigaç­ão desses crimes, para que se possa desmantela­r as quadrilhas especializ­adas. Além disso, acho que é hora de ao menos discutirmo­s se devemos ou não alterar o Estatuto do Desarmamen­to. Pode ser que a resposta seja não, mas temos de estudar essa possibilid­ade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil