O Estado de S. Paulo

Na Índia, jovem é estuprada e queimada viva

-

Dois homens queimaram uma adolescent­e viva em sua casa no leste da Índia, um dia depois de estuprá-la, de acordo com informaçõe­s divulgadas ontem pela polícia, em mais um caso de violência sexual no país. A jovem de 16 anos foi raptada de sua casa quando sua família estava fora, em um casamento, e foi estuprada pelos homens na quintafeir­a em um parque do Estado de Jharkhand.

A família da jovem denunciou o crime ao conselho local, que ordenou que os acusados pagassem uma indenizaçã­o de 50 mil rúpias (US$ 750). O conselho, uma entidade formada pelos membros mais velhos da comunidade, geralmente resolve disputas e evitam sobrecarre­gar o Judiciário indiano.

Segundo a polícia, a decisão irritou os homens, que espancaram os pais da jovem antes de atearem fogo na adolescent­e. “Os dois homens fugiram. Uma investigaç­ão sobre o caso foi aberta”, afirmou Ashok Ram, funcionári­o da polícia local.

Ontem, o juiz Jitendera Singh mandou prender 14 pessoas acusadas de envolvimen­to no caso. Em 2013, a Índia reforçou suas leis para crimes de agressão sexual, após um estupro coletivo em Nova Délhi chocar o país. A violência sexual, no entanto, ainda é comum na Índia, que registrou 11 mil casos de estupros infantis em 2015. Anualmente, são registrado­s 40 mil casos de estupro no país, mas estima-se que muitos não sejam denunciado­s porque, na sociedade indiana, as vítimas de crimes sexuais ficam estigmatiz­adas.

 ?? OINAM ANAND/AP-15/4/2018 ?? Revolta. Jovens indianas protestam contra estupros
OINAM ANAND/AP-15/4/2018 Revolta. Jovens indianas protestam contra estupros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil