O Estado de S. Paulo

Brasileiro é ‘intruso’ no mountain bike

- / P. F.

O brasileiro Henrique Avancini parece um “intruso” no ranking mundial do mountain bike. O ciclista aparece na quarta posição, atrás apenas do campeão olímpico Nino Schurter e de dois franceses. Está à frente de diversos ciclistas de países tradiciona­is na modalidade, como Nova Zelândia, República Checa, Alemanha, Suíça, Itália, Áustria e Espanha. É a melhor colocação de um brasileiro.

“Eu tenho tido uma evolução muito grande, principalm­ente nas últimas temporadas. Se for ver a minha curva de ascensão em comparação com a dos outros competidor­es, a minha é mais íngreme”, comemora o ciclista carioca de 29 anos, que entre os bons resultados no ano conquistou uma inédita oitava colocação em etapa da Copa do Mundo UCI MTB XCO e um terceiro lugar na Cape Epic 2018, ambos torneios tradiciona­is.

Claro que não existe mágica para o sucesso de Avancini. Ele mesmo alerta que seus adversário­s já estão de olho nas suas pedaladas. “Sempre dizemos que o resultado vem com o treino. Só que eu estou treinando mais que todo mundo no momento. O pessoal falava que eu treinava demais, que iria estourar, mas não quebrei e estou evoluindo. Quero continuar assim e treinando mais ainda”, diz.

Avancini faz parte da equipe Cannondale Factory Racing e tem um grande objetivo para a temporada: melhorar sua posição

em relação ao último Mundial de Mountain Bike, em setembro, quando bateu na trave e ficou na quarta colocação, melhor resultado da história de um atleta da América Latina, inclusive. “Quero me manter entre os top 5 no ranking”, diz o atleta, que cortou gastos depois dos Jogos do Rio, quando os recursos no esporte diminuíram drasticame­nte.

O Mundial deste ano será disputado em Lenzerheid­e, na Suíça, em setembro. Além de Avancini, outros brasileiro­s têm conquistad­o bons resultados. No masculino, Luiz Henrique Cocuzzi está na 35.ª posição. Ele conquistou recentemen­te o Campeonato Pan-Americano. Já o Brasil ocupa a oitava posição no ranking das nações.

No feminino, Raiza Goulão está atualmente na nona colocação. Como nação, o Brasil está em 13.º na categoria. “É um bom momento para os atletas do País e fico feliz com esse cresciment­o. Espero que meus resultados ajudem a motivar ainda mais os outros atletas para mostrar que é possível chegar longe, mesmo não sendo de um país tradiciona­l na modalidade”, comenta Avancini.

 ?? FABIO PIVA/RED BULL CONTENT POOL ?? Pedalando. Henrique Avancini na Vista Chinesa
FABIO PIVA/RED BULL CONTENT POOL Pedalando. Henrique Avancini na Vista Chinesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil