O Estado de S. Paulo

Renovado, Tiguan desafia 5008

Com sete lugares e vocação familiar, os novos utilitário­s-esportivos médios apostam em espaço, bom acabamento e tecnologia.

- José Antonio Leme

A demanda por utilitário­s-esportivos continua em alta. E quem sentia falta de opções de sete lugares está sendo agraciado com novas opções como os modelos desse comparativ­o. Recém-lançado no País, o mexicano Volkswagen Tiguan AllSpace, na versão de topo R-Line (R$ 179.990), encara outra novidade, o Peugeot 5008. O modelo francês sai a R$ 166.490 na configuraç­ão Griffe Pack, também a mais completa.

A vitória do Tiguan foi apertada, já que o modelo é bem mais caro. Pesa a favor o fato de o Volkswagen ser mais equipado, potente e oferecer dirigibili­dade mais adequada às vias brasileira­s.

O Peugeot leva vantagem no porta-malas maior, seja com cinco pessoas (780 litros, ante os 686 l do rival) ou sete a bordo (237 l contra 216 l). O 5008 também supera o Tiguan no nível de acabamento e no visual.

O VW tem motor 2.0 turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 mkgf e câmbio automatiza­do de sete marchas. A tração, integral, tem quatro modos, que mudam as respostas para diferentes tipos de piso (neve-lama, normal, off-road e off-road individual). Suas respostas são mais convincent­es que as do concorrent­e tanto em aceleraçõe­s quanto em retomadas de velocidade.

O 5008 tem motor 1.6 turbo a

gasolina de 165 cv e 24,5 mkgf, câmbio automático de seis marchas e tração na dianteira. O SUV sofre em subidas, especialme­nte se estiver cheio, algo comum para um modelo familiar.

O Peugeot tem suspensão mais firme que o VW, o que agrada em piso bom e evita que a carroceria incline em curvas.

Porém, sobre pavimento ruim ou terra, o sistema bate bastante e faz muito barulho. A do Tiguan é macia e lida bem com as diferentes situações sem perder a capacidade de manter o carro estável.

O espaço interno é melhor no 5008, no qual o assoalho é quase plano. Há espaço para

cinco adultos com conforto, enquanto o Tiguan tem um túnel central alto, que reduz a área para as pernas de quem vai no meio.

Na terceira fila de bancos dos dois carros, há espaço apenas para crianças e o acesso é difícil, pois os bancos da fileira central não levantam, apenas correm para a frente.

A ergonomia é, no geral, boa nos dois modelos. No 5008 agrada o volante menor, que oferece uma pegada mais esportiva.

O Tiguan se destaca pelos bancos mais largos e confortáve­is que os do concorrent­e. Eles seguram melhor motorista e passageiro em curvas.

 ?? ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO ??
ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO
 ?? FOTOS: ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO ??
FOTOS: ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO
 ??  ?? R-Line. Versão de topo do VW tem volante com base reta coberto de couro perfurado
R-Line. Versão de topo do VW tem volante com base reta coberto de couro perfurado
 ??  ??
 ??  ?? Estilo. Aparência da cabine do 5008 agrada, mas, no dia a dia, modelo é menos funcional
Estilo. Aparência da cabine do 5008 agrada, mas, no dia a dia, modelo é menos funcional
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil