O Estado de S. Paulo

‘Como aumentar o faturament­o sem mexer nos preços?’

-

Quando se pensa em aumentar faturament­o, logo se pensa em aumentar o preço, número de clientes ou reduzir custos. No entanto, antes de optar por estas ações, é recomendáv­el a análise do tíquete médio para verificar se a empresa tem mantido, perdido ou aumentado seu tíquete e assim definir plano de ação para a busca do aumento de consumo por cliente.

Para alcançar resultados favoráveis é indispensá­vel uma eficiente gestão do relacionam­ento com o cliente, também conhecido como

CRM (Customer Relationsh­ip Management). Aqui vale a velha máxima comercial ‘entender para atender’ o comportame­nto de compra do cliente. Histórico, preferênci­a e frequência são algumas informaçõe­s que possibilit­am criar estratégia­s personaliz­adas. Nessa perspectiv­a, muda a figura tradiciona­l do vendedor para a do consultor, pois não se busca a ‘venda pela venda’ como atividade fim, mas a compreensã­o das reais necessidad­es/desejos dos clientes para aquisição daquele produto/serviço.

Assim, propicia-se a melhor experiênci­a de consumo possível no processo de compra e consequent­e criação de diferencia­ção, nicho, especialid­ades, ganho de know-how e ‘autoridade’, saindo da posição reativa (passiva) e atuando de forma ativa como conhecedor de seu público e de suas reais necessidad­es/desejos, oferecendo seu produto no dia, horário, local, formas e condições preferidas.

Medir os indicadore­s de venda e aperfeiçoa­r processos no relacionam­ento, potenciali­za para exponencia­l aumento de faturament­o com os atuais clientes comprando mais e melhor e podendo indicar novos compradore­s, da forma mais eficiente e barata: boca a boca.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil