O Estado de S. Paulo

PRIMEIRA-DAMA SALVA PICOLY NO PARANOÁ

Marcela socorre cão e agente do GSI é afastada

- Renan Truffi Tânia Monteiro / BRASÍLIA

OGabinete de Segurança Institucio­nal (GSI) afastou uma agente de suas funções depois que a funcionári­a não ajudou a primeira-dama Marcela Temer a socorrer seu cachorro, que mergulhou no Lago Paranoá durante um passeio no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O caso aconteceu no mês passado, mas só veio a público nesta semana. Marcela levava o cachorro, chamado Picoly, da raça jack russell terrier, para uma volta nas dependênci­as da residência oficial, acompanhad­a do filho, Michelzinh­o, quando o cão mergulhou no trecho do lago que fica dentro do Alvorada.

Preocupada com a possibilid­ade de o cão se afogar, Marcela pediu ajuda, mas teve de entrar na água de roupa para retirá-lo da água. O animal foi um presente da família do deputado Heráclito Fortes (DEM-PI) para o filho do presidente Michel Temer.

No episódio, o GSI viu uma situação que poderia ter colocado em risco a integridad­e física da primeira-dama. Isso porque os agentes do gabinete são treinados para evitar qualquer tipo de situação de risco para autoridade­s. Diante do caso, a agente foi deslocada para outra função no GSI, em Brasília.

Além de Picoly, a família Temer tem Thor, da raça golden retriever, que apareceu em uma postagem do presidente no Twitter. Em outubro do ano passado, na tentativa de se aproximar dos seguidores na rede social, o presidente publicou uma foto com Thor: “Domingo de carinho – a jornada é difícil, mas sempre há tempo para o Thor”, dizia a legenda.

Picoly e Thor já apareceram em uma foto postada por Marcela em setembro no Instagram, outra rede social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil