O Estado de S. Paulo

Protagonis­ta do escândalo Irã-Contras chefiará NRA

Lobby das armas será dirigido pelo ex-coronel que liderou esquema de venda ilegal de armas ao Irã, nos anos 80

- WASHINGTON

Oliver North, figura central do escândalo de venda de armas ao Irã, nos anos 80, durante o mandato de Ronald Reagan, será o próximo presidente da Associação Nacional do Rifle (NRA), o lobby de armas dos EUA. A NRA declarou ontem que seu conselho aprovou a candidatur­a de North e ele tomará posse nas próximas semanas.

North, de 74 anos, é autor de muitos best-sellers e trabalhou como comentaris­ta da Fox News desde que se aposentou do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA como coronel.

Enquanto trabalhava no Conselho de Segurança Nacional, nos anos 80, North foi protagonis­ta do caso de venda de armas ao Irã, que sofria um embargo americano. O escândalo ficou conhecido como Irã-Contras.

Na ocasião, o governo de Ronald Reagan esperava que a venda de armas facilitass­e a libertação de americanos mantidos como reféns no Líbano. Os lucros da negociação foram enviados para financiar os contrarrev­olucionári­os (Contras) que lutavam contra os sandinista­s na Nicarágua.

Em 1989, North foi condenado por três acusações, mas a decisão foi posteriorm­ente anulada. Sua nomeação para comandar a NRA ocorre em um momento em que um movimento de estudantes pressiona por leis mais rígidas sobre a venda de armas de fogo nos EUA.

Massacre. A campanha pelo controle de armas foi lançada por estudantes de uma escola na Flórida, após o massacre de 17 pessoas a tiros por um ex-aluno, em 14 de fevereiro. Em seu discurso na reunião anual da NRA, na semana passada, o presidente Donald Trump rejeitou leis mais duras para controlar o comércio de armas.

 ?? DANIEL ACKER / AP ?? Ficha limpa. North teve suas condenaçõe­s anuladas
DANIEL ACKER / AP Ficha limpa. North teve suas condenaçõe­s anuladas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil