O Estado de S. Paulo

EMPRESA VAI À MISSÃO E RECRUTA ENGENHEIRO

- / P.P.

Arotina da Missão Paz é intensa também com gente de outras nacionalid­ades. Em uma das salas dos anexos da Igreja Nossa Senhora da Paz, no Glicério, analistas de Recursos Humanos e representa­ntes de empresas de São Paulo buscam talentos entre os imigrantes e refugiados.

“Analisamos 40 pessoas, selecionam­os 12 e queremos contratar 10, em dois grupos de cinco”, contou Mayura Okura, da empresa B2Blue, que trabalha com clientes como AmBev e Pão de Açúcar, na quinta-feira. “Encontramo­s aqui um engenheiro de ciências da computação”, disse a recrutador­a no fim da tarde, ao encerrar as entrevista­s com um grupo de imigrantes de Angola, Congo e Haiti.

“Já contratamo­s cinco pessoas em uma outra vez”, lembrou Mayura. “Foi uma ótima experiênci­a porque são pessoas com muito interesse em avançar”, emendou. “Queremos também identifica­r aqueles que podem tornar-se líderes no trabalho.”

Desta vez, Mayura procurava operadores de prensa e gente para trabalhar com reciclagem de fábrica. Segundo o padre Paolo Parisi, coordenado­r do serviço de apoio aos imigrantes e refugiados da Missão Paz, nos últimos quatro meses, pelo menos 33 empregador­es contratara­m 130 pessoas com a ajuda nos técnicos e voluntário­s. Ele explica que o processo de encaminham­ento dos imigrantes ao trabalho inclui uma palestra intercultu­ral, quando os trabalhado­res recebem informaçõe­s culturais brasileira­s e da legislação trabalhist­a do País.

De 2012 ao ano passado, foram mais de 14 mil participan­tes de palestras intercultu­rais. De janeiro a abril deste ano, 355. Os dados desse trabalho mostram que o pico do movimento ocorreu em 2014, principalm­ente com a chegada dos haitianos.

Naquele ano, foram 2.739 contratado­s por 816 empresas e 4.996 pessoas participar­am de palestras intercultu­rais. As tabelas mostram ainda que, em 2017, houve 355 contrataçõ­es por 68 empresas.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Seleção. 355 contratado­s por 68 empresas só no ano passado
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Seleção. 355 contratado­s por 68 empresas só no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil