O Estado de S. Paulo

Filme de Terry Gilliam é dúvida em Cannes

Produtor português entrou com ação para impedir estreia do longa sobre D. Quixote no festival; decisão sai amanhã

-

O cineasta britânico Terry Gilliam terá que esperar até esta quarta-feira, dia 9, para saber se o filme sobre Dom Quixote, que ele passou quase duas décadas empenhado em filmar, poderá ser exibido na 71.ª edição do Festival Internacio­nal de Cinema de Cannes, que teve início na terça-feira, 8.

Na segunda-feira, 7, um tribunal de Paris recebeu uma ação civil que pede a proibição da exibição, apresentad­a por um produtor que diz deter os direitos de The Man Who Killed Don Quixote. A corte informou que dará seu veredicto na tarde de quarta-feira.

Isso prorroga a agonia de Gilliam, ex-membro do Monty Python cujo esforço de filmagem vem sendo assolado por infortúnio­s. Uma versão inicial, estrelada pelo então casal Johnny Depp e Vanessa Paradis, foi abandonada em 2000.

O filme deve encerrar o festival de Cannes deste ano, que será inaugurado nesta terçafeira, sendo exibido após a cerimônia de premiação de 19 de maio – mas isso depende do parecer do tribunal.

O advogado de Gilliam disse que ele tem esperança de que a liminar será negada.

“Nós demonstram­os que este dano é fruto da imaginação deles”, disse Benjamin Sarfati aos repórteres do lado de fora da corte. “... É hora de o filme ser visto. O desejo mais poderoso de Terry Gilliam é que o filme possa encontrar sua plateia”, afirmou ainda.

O produtor português Paulo Branco, que entrou com o processo, anunciou: “O conflito com Terry Gilliam é algo muito mais profundo do que o que foi visto hoje, isso é simplesmen­te uma questão de dinheiro. Não é isso”.

O Festival de Cannes havia se posicionad­o a favor do diretor britânico Terry Gilliam nessa polêmica com o ex-produtor Paulo Branco e denunciou “intimidaçõ­es” deste para que o longa The Man Who Killed Don Quixote não seja exibido.

O longa, “um clássico conto de fadas e aventuras inspirado no lendário protagonis­ta literário de Miguel de Cervantes”, segundo os produtores, é protagoniz­ado por Jonathan Pryce no papel de Dom Quixote e conta com Adam Driver, Olga Kurylenko, Joana Ribeiro, Stellan Skarsgard, Rossy de Palma e Sergi López no elenco.

 ?? STEPHANE DE SAKUTIN/AFP ?? À espera. Gilliam dirigiu ‘O Homem Que Matou D. Quixote’
STEPHANE DE SAKUTIN/AFP À espera. Gilliam dirigiu ‘O Homem Que Matou D. Quixote’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil