O Estado de S. Paulo

Um dia no mercado

-

Às 11h, encontrei Yulia e o grupo – um casal alemão e uma norte-americana – na estação Tulskaya (linha 9) para o passeio por um dos mais antigos

rynki (mercados) de alimentos de Moscou, o Danilovsky. Por meio da plataforma de experiênci­as do site de reserva de hospedagen­s Aibnb (airbnb.com.br/ s/experience­s), Yulia oferece o Discover Russian Food Market, tour pelo mercadão moscovita.

A ideia era mergulhar no universo das comidas russas entre moradores. Deu certo. Foram três horas de aprendizad­o e comilança na companhia de Yulia, que é professora de inglês e ainda fala espanhol.

O Danilovsky é um galpão moderno – parece uma flor (ou uma casca de tartaruga?). Reabriu em 2017 reformado e descolado, com mesas coletivas – no verão, também ao ar livre.

Depois de experiment­ar o sirnik, bolinho de queijo adocicado com geleias feitas pela mãe de Yulia, circulamos pelos corredores provando tomate russo, repolho, picles (há muitos produtos em conserva), queijos e leite da fazenda. Não comemos arenque e caviar – mas se quiser comprar, o mercado é um bom lugar. Ao fim do tour, ganhamos um livreto com expressões úteis e dicas de restaurant­es deshevo (baratos) e dorogoy (caros) em Moscou. O tour custa R$ 116.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil