O Estado de S. Paulo

Fortaleza de Pedro e Paulo

-

Cada cantinho de São Petersburg­o começou na Fortaleza de Pedro e Paulo. Foi na fortificaç­ão da Ilha Zayachy que Pedro impôs seu domínio no Mar Báltico e fundou a cidade no início dos anos 1700. Detalhes desta história são contados no prédio Cortina Nevsky, um dos cinco lugares principais dentre os 15 abertos ao público na fortaleza.

A visita, contudo, começa na Catedral de Pedro e Paulo, a mais alta construção da cidade. Em suas tumbas estão os corpos dos imperadore­s russos e suas famílias, de Pedro I a Nicolau II.

Já a luta contra o regime imperial passa pelas celas da prisão da fortaleza. Para lá foram levados integrante­s do Narodnaya Volya, a quem é atribuído o assassinat­o do czar Alexandre II. Entre os presos famosos estão Máximo Gorki, Fiodor Dostoievsk­i, Alexandre Ulyanov (irmão de Lenin) e Leon Trotsky.

Sua última parada será o Museu da Cosmonáuti­ca e Tecnologia de Foguetes, que funciona no prédio onde foi instalada a primeira base de construção das naves espaciais soviéticas. Aproveite também para curtir o visual da ilha e, se animar, tomar sol nas paredes de pedra da fortaleza – algo que, como se vê na foto acima, os russos fazem mesmo com a temperatur­a na casa dos 6 graus. O ingresso que dá acesso a tudo sai a 600 rublos (R$ 34). Site: bit.ly/pedro-e-paulo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil