O Estado de S. Paulo

ROSTOV-ON-DON

Entre girassóis e cossacos

- /L.G.

É aqui que o Brasil estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça, no dia 17, pelo grupo E. A seleção, baseada em Sochi, estará a “apenas” 554 quilômetro­s da cidade, mas a viagem é longa para quem vem de Moscou (1.080 quilômetro­s) ou São Petersburg­o (1.820 quilômetro­s).

A melhor opção, portanto, é aproveitar a viagem para fazer um combo e esticar as pernas até o Mar de Azov, contíguo do Mar Negro – é um dos programas mais procurados por quem visita a região e fica a cerca de 50 quilômetro­s de Rostov.

Quem fica pela cidade, a terra dos girassóis, deve passear pela Rua Pushkinska­ya, cheia de cafés, restaurant­es, fontes, esculturas. No verão também ocorrem apresentaç­ões de música por ali. Caminhar às margens do Rio Don, que banha Rostov, também é um programa imperdível na cidade. Há quem diga que o clima nas noites quentes é carnavales­co.

Rostov encerra sua participaç­ão na Copa do Mundo no dia 2 de julho, com uma das partidas das oitavas de final. Não deixe de visitar: o Rostov Museum (ingressos custam 120 rublos ou R$ 6,80; rostovmuse­um.ru) para saber mais sobre os famosos cossacos, povo nativo da região.

Para comer: o restaurant­e Onegin Dacha (goodrestau­rants.ru) tem porções bem servidas de pratos típicos russos com toque francês.

 ?? ILYA NAYMUSHIN/REUTERS ??
ILYA NAYMUSHIN/REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil