O Estado de S. Paulo

País em busca de uma saída

-

4 de março Eleições

A Itália realiza eleições em março, nas quais a coalizão de direita, liderada pela Força Itália e pela Liga, foi a vencedora com 37% dos votos. O Movimento 5 Estrelas (M5S) foi o partido mais votado, com 32%. O Partido Democrátic­o recebeu 19%. A composição não permitiu uma formação de governo e criou um impasse.

7 de maio ‘Neutro'

Tentando contornar a ausência de um pacto para formar maioria no Parlamento italiano, o presidente Sergio Mattarella (foto) anunciou a proposta de um governo “politicame­nte neutro” que comandaria o país até dezembro. Possivelme­nte, eleições seriam antecipada­s para julho.

8 de maio Aliança

O Movimento 5 Estrelas , liderado por Luigi Di Maio, e a Liga, dirigida por Matteo Salvini (foto), de extrema direita, iniciam conversas para formar novo governo que ponha fim ao impasse que dura nove semanas. Eles pediram um prazo, que vence amanhã, para concluir a negociação do que seria o primeiro governo de forças antissiste­ma na Itália.

9 de maio Bênção

Ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi dá aval à aliança M5S e Liga. Pilar da coalizão de direita, ele era pressionad­o a dar uma espécie de “bênção” à coalizão.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil