O Estado de S. Paulo

Djokovic continua calvário em 2018

Desta vez, ex-número 1 do mundo não passou da segunda rodada em Madri; antes, havia caído na estreia em Barcelona

- MADRI

CONSOLO

O sérvio Novak Djokovic voltou a decepciona­r. O atual 12.º colocado no ranking da ATP foi eliminado ontem na segunda rodada do Masters 1000 de Madri, disputado em quadras de saibro, ao perder para o britânico Kyle Edmund, o número 22 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/3, em apenas 1 hora e 42 minutos.

Tentando deixar para trás a decepciona­nte campanha no Torneio de Barcelona, quando perdeu logo na sua estreia, Djokovic até havia começado bem a sua campanha em Madri ao vencer o japonês Kei Nishikori, mas voltou a mostrar dificuldad­es para emplacar uma sequência de boas atuações.

Atrapalhad­o por lesões desde o ano passado, Djokovic também caiu em 2018 nas oitavas de final do Aberto da Austrália e do Masters 1000 de Montecarlo nesta temporada e nas estreias nos Masters de Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos.

Campeão em Madri em 2011 e 2016 e vice em 2014, Djokovic havia sido semifinali­sta desse mesmo Masters 1000 em 2017. Assim, a derrota para Edmund também o levará a perder algumas posições na próxima atualizaçã­o do ranking da ATP.

No primeiro set do duelo, Edmund

Novak Djokovic

e Djokovic trocaram quebras de serviço nos dois games iniciais. Depois, porém, o sérvio passou a cometer muito erros e acabou sendo batido por 6/2. Djokovic conseguiu reagir no segundo set, em que não teve o seu saque ameaçado e converteu dois de três break points para triunfar por 6/2.

A definição do jogo seguiu para o terceiro set. Djokovic desperdiço­u ótimas chances no quinto game, quando chegou a liderar por 40/0, mas perdeu três break points. No oitavo, então, teve o saque quebrado e acabou sendo eliminado na sequência. Nas oitavas de final, Edmund terá pela frente o belga David Goffin, o número dez do mundo, que derrotou o holandês Robin Haase, o 44.º colocado no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3.

Nadal. Enquanto Djokovic sofre, Rafael Nadal continua em ótima fase. Depois de se sagrar campeão pela 11.ª vez em Montecarlo e também erguer o seu 11.º troféu em Barcelona, ele manteve ontem o seu domínio na temporada de saibro ao estrear no Masters 1000 de Madri com uma arrasadora vitória sobre Gael Monfils. O espanhol bateu o francês por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, em apenas 73 minutos, na abertura de sua campanha em busca do hexacampeo­nato da competição espanhola, faturada por ele em 2005, 2010, 2013, 2014 e 2017.

O atual líder do ranking mundial estreou diretament­e na segunda rodada e assim assegurou a ida às oitavas de final, fase em que terá pela frente o ganhador do duelo entre o seu compatriot­a Feliciano López e o argentino Diego Schwartzma­n, também previsto para ser encerrado nesta quarta.

O triunfo fácil sobre Monfils, ex-Top 10 que hoje ocupa o 41.º lugar da ATP, também fez Nadal ampliar para o seu recorde de sets seguidos vencidos em jogos realizados em quadras de saibro. Agora ele acumula 48 parciais consecutiv­as sem derrotas em 20 partidas, em uma série incrível que começou na abertura de sua campanha de 2017 em Roland Garros, em Paris, onde faturou o seu 10.º título do Grand Slam francês.

Dominante nesta superfície, o tenista não teve dificuldad­es para confirmar favoritism­o diante de Monfils. Além de confirmar todos os seus saques, aproveitou quatro de dez oportunida­des de quebrar o serviço do francês, que sofreu nesta quarta a sua 14.ª derrota em 16 partidas contra o espanhol.

A última vez que Nadal perdeu um set e também um jogo no piso de saibro foi em maio do ano passado, quando caiu diante do austríaco Dominic Thiem nas quartas de final do Masters 1000 de Roma. Na semana passada, em Barcelona, ele conquistou o 77.º título de sua carreira e espera faturar o 78.º em Madri para chegar ainda mais confiante como principal favorito a ganhar seu 11.º troféu de Roland Garros.

TENISTA SÉRVIO ‘Não é o fim do mundo. Tenho jogado tênis por muitos anos e tive muito êxito’

 ?? PAUL WHITE/AP ?? Tempos difíceis. Às voltas com lesões desde o ano passado, Djokovic não consegue uma sequência na atual temporada
PAUL WHITE/AP Tempos difíceis. Às voltas com lesões desde o ano passado, Djokovic não consegue uma sequência na atual temporada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil