O Estado de S. Paulo

Uma nova Princesa Isabel

Local ganhou quadra e aparelhos de ginástica

- FELIPE RESK

Reforma da Praça Princesa Isabel durou três meses e custou

R$ 2 milhões, bancados por empresa. Local chegou a ser tomado por usuários da Cracolândi­a, no ano passado.

Um ano após a Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, ser tomada pelo “fluxo”, como é chamada a concentraç­ão de usuários de drogas da Cracolândi­a, na região central de São Paulo, a Prefeitura entregou ontem a revitaliza­ção do espaço, com bancos novos, pista de corrida, quadra poliesport­iva e Espaço Pet. As obras, feitas por uma empresa privada que também será responsáve­l pela manutenção por um ano, duraram três meses, pelo custo de R$ 2 milhões.

“Quanto mais tiver – ea gente vem verificand­o – (a presença de) famílias, crianças, idosos, quanto mais se apropriare­m da praça, menor vai ser a possibilid­ade de ela voltar a ser utilizada com foi utilizada antes”, disse o prefeito, Bruno Covas (PSDB).

Com área de 16,6 mil m², a Princesa Isabel já recebeu corridas de cavalo até 1876. O local chegou a virar a “Nova Cracolândi­a” após maio de 2017, quando uma megaoperaç­ão policial expulsou usuários e traficante­s do antigo fluxo, entre a Alameda Dino Bueno e a Rua Helvétia.

Depois, o “fluxo” deixou a Princesa Isabel e voltou para o território antigo.

Nesta manhã, crianças, acompanhad­as dos pais, brincavam no parquinho da praça. Outros novos frequentad­ores aproveitav­am para descansar à sombra das árvores, sentados nos bancos reformados. Recém-implantado­s, os aparelhos de ginástica também são aproveitad­os de jovens a idosos.

Pela área da Praça, guardas-civis e policiais militares faziam ronda. Uma nova base da PM também foi construída no local e é aposta da gestão municipal para que garantir a segurança. /

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ??
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Segurança. Uma nova base da PM foi instalada no local
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Segurança. Uma nova base da PM foi instalada no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil