O Estado de S. Paulo

Belfort anuncia aposentado­ria após nocaute de Lyoto

Lutador de 41 anos cai após chute frontal que já havia sido usado por Anderson Silva durante combate em 2011

- Andreza Galdeano / RIO

Abrindo o card principal do UFC Rio, Vitor Belfort e Lyoto Machida foram protagonis­tas de mais uma cena inédita dentro do octógono na madrugada de ontem. Em casa, o carioca foi vítima de um nocaute espetacula­r e confirmou sua aposentado­ria.

Com a torcida do seu lado, Belfort foi incentivad­o desde o início do combate. Com poucas emoções, os veteranos sentiram o clima do evento ao receber vaias por parte da torcida que marcou presença no local. No segundo assalto, os fãs entoaram o nome de Belfort pedindo a vitória, mas o ídolo viu Lyoto acertar um chute em seu queixo e “apagou” dentro da Jeunesse Arena. Justamente em um tipo de chute frontal que já havia sido usado por Anderson Silva em 2011, no UFC 126.

Com a vitória, Machida ganhou o público e pediu respeito para o compatriot­a. “Muito respeito ao nosso Vitor Belfort. Ele fez muito pelo nosso esporte”, disse após a luta. “Não podemos dizer que um é melhor do que o outro. Hoje eu fui melhor do que ele e conquistei essa vitória”, completou.

Ainda abatido, Belfort poupou palavras e agradeceu aos fãs. “Quero agradecer o carinho de vocês, tem sido maravilho. Não tenho palavras”, afirmou. Aos 41 anos, ele deixa o MMA anotando 26 vitórias e com dois cinturões do UFC, dos pesados e dos meio-pesados.

Cinturão. Também na madrugada de ontem, Amanda Nunes garantiu a quarta defesa do cinturão peso galo ao nocautear Raquel Pennington no UFC Rio. A luta principal da noite levou o público da Jeunesse Arena ao delírio e completou o show de vitórias brasileira­s no evento.

No octógono, a desafiante aguentou a confiança e os duros golpes de Amanda até o quinto round. Foi no último assalto que a brasileira garantiu o nocaute e colocou mais uma vitória em sua lista de defesas. Antes, ela conquistou o título da organizaçã­o ao derrotar Miesha Tate no histórico UFC 200. Fez história ao nocautear Ronda Rousey e superou Valentina Shevchenko em um duro combate de cinco rounds.

“Nunca tive uma luta assim antes. Tenho muito respeito por ela. Foi uma luta muito dura, mas vamos sair daqui amigas e tomar uma cerveja juntas”, afirmou Amanda após a conquista. “Eu moro lá fora, mas defendo a bandeira do Brasil. Estou lá porque precisei seguir meu sonho, mas esse cinturão é nosso”, completou Amanda, recebendo o carinho do público brasileiro.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO ?? Força. Lyoto desbancou Belfort com um chute certeiro
FABIO MOTTA/ESTADÃO Força. Lyoto desbancou Belfort com um chute certeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil