O Estado de S. Paulo

Dicas para identifica­r notícias falsas

Levamos muito a sério a questão das notícias falsas. Veja algumas formas de identifica­r se uma notícia é falsa ou verdadeira.

-

1. Desconfie das manchetes.

Notícias falsas frequentem­ente apresentam manchetes apelativas pontos em letras maiúsculas e com exclamação. Se as afirmações de chocantes na manchete parecerem inacreditá­veis, desconfie.

2. Verifique atentament­e o link.

Um link impostor ou semelhante a de alerta outro site pode ser um sinal de para notícias falsas. Muitos sites de de notícias falsas imitam fontes notícias autênticas, fazendo pequenas navegar alterações no link. Você pode até o site para comparar o respectivo link com o de fontes de notícias estabeleci­das.

3. Investigue a fonte.

Verifique se a reportagem foi escrita boa por uma fonte confiável e de reputação. Se a reportagem for provenient­e de uma organizaçã­o desconheci­da, verifique a seção sobre "Sobre" do site para saber mais ela.

4. Observe se a formatação é incomum.

Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográfic­os ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura, se perceber esses sinais.

5. Atenção com as imagens.

Notícias falsas frequentem­ente contêm imagens ou vídeos manipulado­s. Às vezes, as fotos podem ser autênticas, mas podem estar fora de contexto. Você pode pesquisar as fotos ou as imagens para verificar sua procedênci­a.

6. Confira as datas.

Notícias falsas podem apresentar ou datas que não fazem sentido que tenham sido alteradas. Sempre verifique a data da publicação.

7. Cheque as evidências.

Verifique os elementos que sustentam a notícia para confirmar se ela é confiável. Falta de evidências sobre os fatos ou menção a especialis­tas desconheci­dos pode ser uma indicação de notícias falsas.

reportagen­s. 8. Procure outras

Se nenhuma outra fonte de notícias publicar uma reportagem sobre o mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é falsa. Se a reportagem for publicada por várias fontes confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.

brincadeir­a? 9. A história é uma

Às vezes, pode ser difícil distinguir uma notícia falsa de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes e o tom da história sugerem que pode se tratar apenas de uma brincadeir­a.

10. Algumas histórias são intenciona­lmente falsas .

Pense de forma crítica sobre as histórias que você lê e compartilh­e apenas as notícias que você sabe que são verossímei­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil