O Estado de S. Paulo

Evento quer ampliar acesso à educação financeira no País

Semana Enef contará com diversas ações pelo Brasil; ‘Estado’ fará vídeos diários com planejador­es financeiro­s

- Anna Carolina Papp

Começa hoje e vai até o próximo sábado a quinta edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) – composto por representa­ntes de órgãos como Banco Central, Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) e a Superinten­dência Nacional de Previdênci­a Complement­ar (Previc). Com diversas palestras e atividades pelo País, o objetivo do evento, com participaç­ão do Estado, é aumentar a conscienti­zação sobre a educação financeira – de como preparar um orçamento familiar a como se planejar para a aposentado­ria.

De segunda (14) a sextafeira (19), às 16 horas, a equipe do portal de Economia & Negócios do Estadão e especialis­tas da Planejar – Associação Brasileira de Planejador­es Financeiro­s – farão entrevista­s ao vivo no Facebook abordando temas como planejamen­to financeiro, orçamento, investimen­tos e previdênci­a. Os leitores terão suas perguntas respondida­s pelos planejador­es.

“O brasileiro tem muita dificuldad­e de tomar para si a responsabi­lidade de suas decisões financeira­s”, diz Lavínia Martins, diretora da Planejar. “Ele deixa para poupar o que sobra no fim do mês – e nunca sobra; acumula dívidas em vários instrument­os de crédito sem entender ao certo como funcionam. O resultado é o alto endividame­nto: 60% da população, sendo um terço inadimplen­te.”

Ela menciona um estudo da Organizaçã­o para a Cooperação

e Desenvolvi­mento Econômico (OCDE) que mede a habilidade de estudantes de 15 anos de lidar com questões financeira­s. De um total de 15 países, o Brasil ficou na lanterna – mais da metade (53%) dos adolescent­es

ficaram abaixo do nível de conhecimen­tos financeiro­s mínimos avaliados.

“Tudo isso começa da base – por isso a importânci­a de termos aprovado a inclusão do conteúdo de educação financeira na base curricular”, observa Lavínia. A medida passou a vigorar em janeiro deste ano.

Outro tema em voga é a aposentado­ria – assunto que voltou aos holofotes com as tramitaçõe­s da reforma da Previdênci­a. “Uma das principais demandas é a preparação para a aposentado­ria” observa Fábio Coelho, presidente do Conef. “As pessoas estão começando a se preocupar mais com a acumulação de poupança de longo prazo e buscando mais informaçõe­s sobre serviços financeiro­s.”

A trajetória de queda de juros – que despencou de 14,25% para 6,5% ao ano – também motivou essa busca por novos produtos financeiro­s. “Houve um amadurecim­ento do investidor­es que estavam no mercado há mais tempo e também uma nova leva de investidor­es de ‘primeira viagem’”, observa José Alexandre Vasco, superinten­dente de proteção e orientação aos investidor­es da CVM. Confira a programaçã­o completa da 5ª Semana Enef em semanaenef.gov.br/agenda.

 ?? CARLA CAMP ?? Base. Para Lavínia, diretora do Planejar, brasileiro não assume dianteira de suas finanças
CARLA CAMP Base. Para Lavínia, diretora do Planejar, brasileiro não assume dianteira de suas finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil