O Estado de S. Paulo

A saga de Dr. Dre e Jimmy Iovine

- Guilherme Sobota BLOG: CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/SEM-INTERVALO A COLUNA É PUBLICADA ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS

Se o leitor é fã de música pop americana – e fã das histórias da origem dos gêneros da música pop americana –, será difícil não se emocionar com The Defiant Ones, minissérie documental produzida pela HBO e disponível para streaming na Netflix. Dirigido por Allen Hughes (Do Inferno), o documentár­io conta a história de Dr. Dre e Jimmy Iovine – o ponto central é o contrato bilionário de venda da Beats Electronic­s, empresa dos dois, para a Apple em agosto de 2014: US$ 3 bilhões, a maior aquisição da Apple e uma das maiores transações da história da indústria do entretenim­ento. O documentár­io, dividido em quatro partes de cerca de uma hora, viaja no tempo e conta as trajetória­s dessas duas figuras de imenso destaque na efervescen­te cena cultural dos anos 1970 e 1980. Iovine produziu Bruce Springstee­n, Patti Smith, Tom Petty e U2; Dr. Dre fundou o N.W.A., as gravadores Ruthless e Death Row Records, fez beats para os maiores nomes do rap americano e acabou se tornando o homem mais rico do hip hop mundial.

O filme também entrevista as figuras chave nessas carreiras: Springstee­n, Patti Smith, Bono, Tom Petty, Sean Combs, Stevie Nicks, Nas, Kendrick Lamar – e a lista continua.

É de se esperar que dois homens tão bem de vida detenham controle sobre a produção, mas questões delicadas – como o histórico de Dre de violência contra mulheres – são encaradas de frente: o próprio fala com remorso sobre o célebre episódio com a apresentad­ora da MTV Dee Barnes (que também está no filme). A produção é impecável, o acesso aos entrevista­dos é livre, o material de arquivo, riquíssimo. Em matéria de documentár­io de música, isso aqui é supernova.

 ?? JOE PUGLIESE/HBO ?? ‘The Defiant Ones’. Documentár­io tem ares de épico
JOE PUGLIESE/HBO ‘The Defiant Ones’. Documentár­io tem ares de épico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil