O Estado de S. Paulo

‘Nós decidimos o horário e onde vamos nos reunir’

Leonardo Crivellaro Ritschel, aluno de Administra­ção na Fundação Getulio Vargas

- / L.A.

“Eu sou fissurado por modelos que desafiem o sistema tradiciona­l de ensino. Comecei a cursar Administra­ção de Empresas na FGV (Fundação Getulio Vargas), mas parei durante um período porque apareceu uma oportunida­de de fazer um intercâmbi­o de um semestre no Japão.

Quando voltei para a faculdade no Brasil, já entrei no Colab, programa de um semestre da FGV em que o estudo é bem diferente. O programa é inusitado. Temos três ciclos: o primeiro foco foi em conceitos de trabalho em equipe e criativida­de.

Agora estamos numa fase prática, de consultori­a de processos. Algumas empresas vieram até a faculda%dHermesFil­eInfo:-8:20180515:YYQ: e, apresentar­am certos problemas que enfrentava­m, e cada grupo escolheu uma empresa para fazer intervençõ­es. Vamos acompanhar as mudanças nas companhias e depois vamos ter de apresentar o resultado para uma banca, em inglês.

Atualmente vou para a faculdade somente uma vez por semana. No restante do tempo, temos autonomia total: nós decidimos o horário e onde nos reunir. Neste semestre, não dizemos que temos professor, mas sim um team lider. O 6.º semestre na FGV é justamente quando a grade permite os primeiros estágios, mas quem opta por esse programa que estou fazendo não pode estagiar ainda. Vou ter a vida inteira para trabalhar, então o estágio pode esperar um pouco. O que estou aprendendo aqui vai ter um impacto maior na minha carreira.”

 ??  ?? Enfoque. Segundo Ritschel, os alunos veem o professor como um líder de equipe
Enfoque. Segundo Ritschel, os alunos veem o professor como um líder de equipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil