O Estado de S. Paulo

3 PERGUNTAS PARA...

- Renata Abreu, deputada federal (SP) e presidente do Podemos / P.V.

1. Quem vai participar da reunião com o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta semana?

Os cinco senadores e o advogado do partido.

2. O que o Podemos pretende pedir?

A resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre o calendário eleitoral prevê o dia 20 de julho como a data a ser considerad­a para fins de distribuiç­ão do tempo de televisão, de acordo com a bancada. A gente vai fazer uma consulta sobre o entendimen­to desse artigo. Se o Tribunal Superior Eleitoral interpreta­r que vale a bancada dessa data, a gente considera que a última janela partidária, aprovada na reforma política, que é a janela permanente, também vale. Essa é a dúvida. Qual data vai valer? A resolução ficou ambígua em relação à lei. Não diz qual é a bancada (válida como critério).

3. Por que na Ação Direta de Inconstitu­cionalidad­e (ADI) no Supremo Tribunal Federal vocês pedem que o prazo de referência seja o dia 28 de agosto?

Porque, neste caso, estamos fazendo uma analogia com o Fundo Eleitoral, que considerou a bancada mais próxima da próxima eleição. No caso do fundo, entendeu-se que as movimentaç­ões constituci­onais, previstas em lei, mudaram a representa­ção da Câmara dos Deputados. Houve uma janela partidária constituci­onal. O Fundo Eleitoral considerou essa bancada mais recente, do dia 28 de agosto. Foram duas janelas partidária­s: uma anterior e outra permanente, que foi aprovada na reforma política.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil