O Estado de S. Paulo

Facebook exclui mais de 580 milhões de contas falsas.

- Bruno Capelas

O Facebook anunciou ontem que removeu 583 milhões de perfis falsos de sua plataforma ao longo do primeiro trimestre de 2018 – em média, foram 6,5 milhões de contas por dia. Os dados fazem parte do primeiro relatório de transparên­cia sobre remoção de conteúdo publicado pela rede social.

No relatório, o Facebook explica as razões para remoção de páginas contendo discurso de ódio, nudez ou conteúdo adulto e terrorismo, por exemplo. O documento faz parte dos esforços da empresa em ser mais clara sobre suas políticas e práticas nos últimos meses, depois da revelação do uso ilícito de dados de 87 milhões de usuários da rede social pela consultori­a Cambridge Analytica.

“Acreditamo­s que o aumento da transparên­cia deverá levar a uma maior responsabi­lidade (em relação a esses casos) ao longo do tempo. Publicar essas informaçõe­s nos levará a melhorar mais rapidament­e”, disse Guy Rosen, vice-presidente de gerenciame­nto de produtos do Facebook, em entrevista a jornalista­s na semana passada.

Há três semanas, o Facebook publicou pela primeira vez as diretrizes internas que utiliza para analisar se uma publicação infringe suas políticas – uma foto do seio de uma mulher, por exemplo, pode ser publicada se estiver em um contexto de amamentaçã­o, mas não inserida em uma imagem erótica.

Algoritmo. Entre os dados, chama a atenção a capacidade da inteligênc­ia artificial do Facebook em remover proativame­nte quase 100% imagens de nudez ou de conteúdo terrorista – o mesmo não ocorre com postagens de discurso de ódio.

Segundo Rosen, isso ocorre porque o sistema do Facebook monitora a rede a partir de exemplos de dados. Para imagens, seja de nudez ou de terrorismo, o sistema é um só – capaz de reconhecer figuras.

Já com postagens em texto, como no discurso de ódio, há dois empecilhos. “Precisamos treinar cada sistema para cada língua. Português é um sistema, inglês é outro”, disse Rosen. “Além disso, a tecnologia tem dificuldad­e de entender nuances de linguagem.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil