O Estado de S. Paulo

Brasil ganha espaço em júri de Cannes Lions

País terá 24 representa­ntes, entre profission­ais que atuam no País e no exterior; brasileiro­s estarão presentes em novas categorias do festival

- Fernando Scheller

O Brasil chegará ao Cannes Lions – Festival Internacio­nal de Criativida­de com 24 jurados que hoje atuam em companhias nacionais e estrangeir­as. Deste total, 19 vão representa­r empresas brasileira­s – entre agências, consultori­as e produtoras. Em 2018, o País conquistou espaço em novas categorias do festival, como Creative E-Commerce (que julga criativida­de em negócios de venda online) e Social & Influencer.

O Estadão, representa­nte oficial do festival no Brasil, reuniu ontem os jurados selecionad­os neste ano em um evento realizado em São Paulo. O encontro incluiu palestra do publicitár­io Nizan Guanaes, que enfatizou a necessidad­e de os brasileiro­s se organizare­m para conhecer as peças previament­e. “É importante que se saiba quais trabalhos têm mais chance de prêmio, para que possamos defendê-los”, disse Nizan.

O diretor executivo comercial do Grupo Estado, Flávio Pestana, lembrou que o jornal representa Cannes Lions desde 2001. “Na época, o festival tinha quatro categorias; hoje, são 26. As mudanças pelas quais o festival passou refletem as transforma­ções do mercado publicitár­io. Há vários anos nós estamos entre os três países que mais inscrevem e mais recebem Leões em Cannes”, disse Pestana. O Brasil trouxe 99 prêmios da Riviera francesa em 2017.

Estreias. A diretora executiva de criação da Isobar, Andréa Siqueira, está entre os profission­ais que vão participar de um júri de Cannes Lions pela primeira vez. E ela vai estrear justamente em uma nova categoria: Creative E-Commerce. “Vai ser interessan­te ver as marcas que estão conseguind­o mudar a jornada do consumidor, como hoje fazem o Spotify e o Uber, por exemplo”, disse. Ao ser escolhida para compor um júri, Andréa está fechando um ciclo com o festival. Em 2001, foi ao evento pela primeira vez, dentro do programa Young Lions, voltado a jovens talentos.

A lista de profission­ais que atuam fora de agências e vão participar do júri de Cannes Lions 2018 inclui Kito Siqueira, fundador e sócio da produtora Satélite Áudio. Ele julgará Entertainm­ent Lions for Music. “Acho que é uma categoria que pode premiar tanto uma marca tradiciona­l quanto um artista (da indústria fonográfic­a), já que um clipe, por exemplo, pode ser visto como um material de promoção de um álbum.”

 ?? GABRIELA BILO/ESTADÃO ?? Time. Jurados brasileiro­s de 2018 se reuniram ontem, em evento promovido pelo ‘Estadão’
GABRIELA BILO/ESTADÃO Time. Jurados brasileiro­s de 2018 se reuniram ontem, em evento promovido pelo ‘Estadão’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil