O Estado de S. Paulo

Suflê de pasta de avelã

Receitas testadas e aprovadas pela editora do Paladar

- PATRÍCIA FERRAZ

Suflê doce sempre impression­a e dá a ideia de uma sobremesa elaborada. Mas não é. Ao contrário, é fácil, rápida e combina bem com outono e inverno. Esse suflê foi inspirado num clássico paulistano, o suflê de goiabada com calda de Catupiry, do Carlota – ele está no cardápio desde a abertura do restaurant­e da chef Carla Pernambuco, em 1995, numa simpática casa de tijolinhos brancos em Higienópol­is, e faz tanto sucesso que, mesmo com todas as mudanças de cardápio ao longo dos anos, ele continua na carta, os clientes não deixam tirar.

Fiz a receita da Carla Pernambuco, mas usei a Nutella em vez da goiabada cremosa e uma calda de chocolate amargo (simples, só com chocolate derretido com um pouco de leite). Suflê e calda têm de ser servidos quentes – e imediatame­nte, porque ele murcha rapidinho. Mas é rápido de assar, então a dica é deixar tudo pronto no refratário e levar ao forno só na hora de servir. A calda também pode ficar pronta e ser reaquecida antes de ir à mesa (se precisar, adicione um pouquinho mais de leite para deixá-la mais líquida).

Ingredient­es

(4 porções)

4 claras

1 pitada de sal

220g de pasta cremosa de avelãs

100g de chocolate amargo

2 colheres (sopa) de leite

Preparo

1. Bata as claras em neve. Adicione a pitada de sal quando as claras começarem a subir. Bata até obter picos firmes.

2. Comece a colocar a pasta de avelãs, aos poucos, assim que as claras estiverem firmes, mexendo com cuidado para não estragar a textura. Misture até obter um creme de cor homogênea.

3. Unte quatro potinhos do tipo ramequin com manteiga e polvilhe com açúcar e distribua a massa neles. Se preferir, use apenas uma única tigela que possa ir à mesa.

4. Asse os suflês em forno preaquecid­o a 180°C por aproximada­mente dez minutos, ou até que a superfície esteja firme e dourada.

5. Derreta o chocolate pouco antes de tirar os suflê do forno: pique o chocolate, ponha numa panelinha pequena e deixe aquecer um pouco antes de adicionar o leite. Desligue o fogo e mexa para derreter. Ponha numa jarrinha.

6. Tire o suflê do forno e sirva imediatame­nte, com a calda quente.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil