O Estado de S. Paulo

Temer reage à pressão para demitir Parente

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA

Os apelos de congressis­tas para que o governo demita Pedro Parente da Petrobrás irritaram o presidente Michel Temer. Em conversas reservadas pouco antes de participar de evento na cidade de Porto Real, no Rio, ontem, Temer se queixou dos ataques a Parente e se mostrou aborrecido por atingirem um “técnico dessa qualidade”. Ele descartou qualquer possibilid­ade de ceder à pressão política. O primeiro a pedir a demissão de Parente foi o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Seguido ontem de Cássio Cunha Lima e Paulinho da Força.

» Me chama. Relator do projeto aprovado na Câmara que zera o PIS/Cofins do combustíve­l até 31 de dezembro, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) faz coro. “Demitir o presidente da Petrobrás é uma proposta que iria unir o Brasil, governo e oposição”, alfineta.

» Ei, tô aqui. Também defensor da demissão de Parente, o deputado Paulinho da Força não foi chamado pelo governo para ajudar nas negociaçõe­s com os grevistas. Ficou sem entender. “Temer sabe que sou especialis­ta nisso”, ressente-se.

» Liga a TV. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), diz que “a pauta era pública e o Jornal Nacional tratou do assunto” ao responder sobre a razão de não ter informado ao Senado da votação de projeto que zerou o PIS/Cofins. » Só uma parte. Antes da “votação-surpresa”, Maia havia procurado Eunício propondo pauta conjunta para redução dos preços dos combustíve­is. Só não contou seu plano de zerar as alíquotas.

» Dedo-duro. O Planalto aposta que os governador­es ficarão constrangi­dos em não abrir mão de receita do ICMS para ajudar na redução do preço dos combustíve­is. E dá uma forcinha nisso. Pediu aos seus aliados para distribuír­em discretame­nte tabelas mostrando o quanto cada Estado cobra.

» LinkedIn. Escolhido pelo presidente Temer como novo ministro da Secretaria­Geral da Presidênci­a, Ronaldo Fonseca (Podemos-DF) já tentou anular a cassação de Eduardo Cunha pelo Conselho de Ética da Câmara. Pastor da Assembleia de Deus, ele assume o cargo na segunda.

» Quem diria… As conversas entre PR, DEM, PRB e PP para lançar Josué Gomes (PR) ao Planalto avançaram. Waldemar Costa Neto, chefe do PR, demonstrou entusiasmo em reunião com caciques desses partidos ontem em Brasília.

» Prato pronto. Na semana que vem, Josué será informado pelo PR dos planos das siglas para ele.

» Agora não. No encontro, Waldemar Costa Neto descartou aliança com Jair Bolsonaro (PSL) na corrida ao Planalto. Magno Malta (PR) foi sondado para vice. Vem aí. O ministro Celso de Mello informou à Coluna que nos próximos dias vai liberar para julgamento a ação penal da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ré pelos crimes de corrupção passiva e lavagem. “Estou praticamen­te concluindo a revisão do voto”, diz o decano, que é revisor no caso.

» Tá quase. As operações da Polícia Federal ainda não foram afetadas por causa da falta de combustíve­l nos postos de gasolina. Mas dirigentes da instituiçã­o avaliam que, se a greve se prolongar demais, as ações certamente serão afetadas.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. O presidenci­ável Jair Bolsonaro (à direita) assistia ao jogo do Palmeiras na lanchonete da Câmara durante votação da eliminação da cobrança do PIS-Cofins.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. O presidenci­ável Jair Bolsonaro (à direita) assistia ao jogo do Palmeiras na lanchonete da Câmara durante votação da eliminação da cobrança do PIS-Cofins.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil